Associação Tópica de Ivermectina e Metronidazol na Blefarite

Estudos Científicos
01/ago/2023

Maior Taxa de Erradicação da Infecção por Demodex e Redução dos Sinais de Inflamação


Blefarite

Efeitos da Associação de Ivermectina e Metronidazol


O Demodex folliculorum é um ácaro alongado microscópico, considerado o ectoparasita mais prevalente em humanos. Tem sido implicado em várias doenças de pele e pode infectar a pálpebra, causando blefarite.

 A associação com a colonização de Bacillus oleronius pode induzir a cicatrização aberrante de feridas, bem como uma resposta inflamatória severa. Cerca de 41,6%-81,25% dos pacientes com blefarite têm infestação concomitante com Demodex.

 

Associação Terapêutica

Ivermectina Tópica

É um agente antiparasitário de amplo espectro derivado da avermectina. Atividade antiparasitária contra o ácaro Demodex; Propriedades anti-inflamatórias, especificamente na inibição de citocinas inflamatórias.


Metronidazol Tópico

Antibiótico com efeitos anti-inflamatórios adicionais. Atividade antibacteriana, através da inibição da formação de espécies reativas de oxigênio; Efeitos anti-inflamatórios; Algum efeito acaricida


Estudo Comprova

Esse estudo clínico e randomizado teve como objetivo avaliar a eficácia da combinação tópica de ivermectina e metronidazol no gerenciamento da blefarite associada ao Demodex


Resultados

 

- A erradicação completa de Demodex spp. foi encontrada em 96,6% dos pacientes no grupo 1;

- Além disso, uma redução significativa dos sinais de inflamação foi encontrada em todos os pacientes do grupo 1 vs. o grupo 2;

- Nenhum dos pacientes apresentou quaisquer efeitos adversos associados ao tratamento.

 

Conclusão

A infecção por Demodex foi controlada satisfatoriamente com gel de ivermectina e metronidazol, e nenhum efeito adverso foi observado. A aplicação deste gel para o tratamento de diferentes infecções parasitárias das pálpebras pode ser viável.


Referências bibliográficas

DALL'OGLIO, F.; LACARRUBBA, F.; LUCA, M.; BOSCAGLIA, S. et al. Clinical and erythema-directed imaging evaluation of papulo-pustular rosacea with topical ivermectin: a 32 weeks duration study. J Dermatolog Treat, 30, n. 7, p. 703-707, Nov 2019.


ÁVILA, M. Y.; MARTÍNEZ-PULGARÍN, D. F.; RIZO MADRID, C. Topical ivermectin-metronidazole gel therapy in the treatment of blepharitis caused by Demodex spp.: A randomized clinical trial. Cont Lens Anterior Eye, May 24 2020.






Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp