Ativo de Uso Tópico para Melhora da Função Barreira Cutânea

Ativos
07/ago/2017

Departamento Científico da Consulfarma responde


Preciso de um ativo de uso tópico para melhora da função barreira cutânea.

A niacinamida é a forma amida do ácido nicotínico ou niacina (vitamina B3), utilizada há mais de 40 anos na dermatologia para o tratamento de condições inflamatórias e dermatoses autoimunes(Surjana e Damian, 2011).

Hidratantes contendo niacinamida são conhecidos por serem efetivos em aliviar o desconforto da pele seca e melhorar a função barreira do estrato córneo. Sua aplicação demonstrou promover o aumento da diferenciação de queratinócitos e elevar a síntese de ceramidas, ácidos graxos e colesterol em cultura de células de queratinócitos humanos (Mohammed et al., 2012).

A ampla atividade clínica da niacinamida pode ser explicada pelo seu papel como um precursor da energia celular, um modulador de citocinas pró-inflamatórias e um inibidor da enzima poli (ADP-ribose) polimerase-1 (PARP-1) que desempenha importante papel no reparo ao DNA, na manutenção da estabilidade genômica e na resposta celular à ferimentos, incluindo inflamação e apoptose (Surjana e Damian, 2011).

Autor(a)

Letícia Oliveira
Letícia Oliveira
Farmacêutica Consultora Técnica Consulfarma

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Cosmética e com MBA em Cosmetologia. Atua na área de Farmácia Magistral ao longo de sua carreira. Trabalha como Consultora Técnica na Consulfarma e no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa há mais de 9 anos. Integrante do Corpo Docente do Instituto de Cosmetologia.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp