Ativo Derivado da Maçã Age na Prevenção do Envelhecimento Cutâneo

Ativos
29/jul/2021

Saiba mais sobre o Phloretin e sua ação benéfica para a pele


Ação do Phloretin no Tecido Cutâneo

Polifenóis da Maçã para Prevenção do Envelhecimento Cutâneo

Mecanismo de Ação

Ø  Reduz a lipoperoxidação;

Ø  Reduz a ação das metaloproteinaes que degradam a matriz extracelular;

Ø  Reduz a ação das elastases que degradam o tecido conjuntivo;

Ø  Inibe a atividade da tirosinase em melanócitos humanos.

 

Phloretin Reduz o Eritema UV-Induzido - Efeito Fotoprotetor

Um estudo conduzido por pesquisadores coreanos avaliou a capacidade fotoprotetora de Phloretin, através de sua ação redutora do eritema induzido pela exposição à radiação ultravioleta (UV). 


Phloretin Inibe a Degradação das Fibras de Colágeno e Elastina

Age na Prevenção contra os Danos Gerados pelo Fotoenvelhecimento

Modelo de Interrupção da Degradação de Colágeno por Phloretin

A colagenase MMP-1 (metaloproteinase de matriz do tipo 1) atua na clivagem do colágeno tipo 1 e a elastase na clivagem da elastina, que são os principais componentes da derme e promovem suporte estrutural para a funcionalidade da pele. PomAge™ inibe a MMP-1 e a elastase, enzimas que degradam o tecido conectivo e são consideradas importantes alvos nos tratamentos do fotoenvelhecimento.

Modelo proposto para a interrupção da degradação de colágeno no tecido conectivo da pele humana por Phloretin. A colagenase (MMP-1) e elastase agem na clivagem das fibrilas de colágeno e elastina enfraquecendo a integridade estrutural da matriz extracelular. Por sua vez, uma matriz extracelular enfraquecida oferece menos resistência às forças mecânicas e resulta no aumento dos níveis de oxidantes, estimulando a expressão de MMPs.

Protetor Antioxidante contra Fotoenvelhecimento de Pele Utilizando Plhoretin e Associação

A irradiação UV sobre a pele induz a cadeia de reações inflamatórias agudas incluindo envelhecimento de pele e câncer.

Em um estudo clínico randomizado, 10 voluntários saudáveis (de 18 a 60 anos) receberam uma preparação tópica antioxidante contendo phloretin, polifenol da Malus punica, associado ao ácido ferúlico e a vitamina C ou apenas o veículo (controle) por 4 dias e foram avaliados os biomarcadores de danos de pele.

Os resultados confirmaram o efeito protetor antioxidante da preparação. Phloretin, além de ser um potente antioxidante inibidor da degradação das proteínas estruturais da pele, também estabiliza e aumenta a absorção da vitamina C e do ácido ferúlico. Esta preparação pode inclusive apresentar sinergia com filtros solares ampliando a sua capacidade fotoprotetora.

PomAge™

PomAge™ é um composto padronizado em um bioativo membro da classe química das di-hidrochalconas (phloretin), um polifenol encontrado na maçã e considerado o responsável pelos efeitos benéficos à saúde promovidos por essa fruta.


Referências:

SHIN, S. et al. Protective effects of a new phloretin derivative against UVB-induced damage in skin cell model and human volunteers. Int J Mol Sci. 2014 Oct 20;15(10):18919-40.

Oresajo C, et al. Protective effects of a topical antioxidant mixture containing vitamin C, ferulic acid, and phloretin against ultraviolet-induced photodamage in human skin. J Cosmet Dermatol. 2008 Dec;7(4):290-7.

Fisher, GJ. Collagen Fragmentation Promotes Oxidative Stress and Elevates Matrix Metalloproteinase-1 in Fibroblasts in Aged Human Skin. Am J Pathol. 2009 Jan; 174(1): 101–114.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp