Ativos Cosméticos Voltados para Melhora da Integridade Cutânea

Ativos
16/jul/2021

Receba aqui sugestões de ativos para o cuidado com a sua pele


Substâncias Usadas em Peles Sensíveis/Sensibilizadas

Múltiplas Causas


A pele sensível é um problema comum entre mulheres e homens que, durante os últimos anos, tem aumentado, com maior número de pacientes com sensação de desconforto subjetivo de pele.

O que Sabemos sobre Pele Sensível e Vermelhidão Cutânea

Como se pode ver pela imagem ao lado, fatores ambientais, estilo de vida e fatores endógenos desempenham um papel importante para que haja um quadro de pele sensível, por isso é possível que os pacientes passem uma sensibilidade transitória.

Seja a sensibilidade crônica ou não, o Creme Multirreparador desenvolvido pelo Laboratório Consulfarma é capaz de acalmar, hidratar e reparar a pele, pois leva em sua formulação ingredientes eficazes e seguros.

Vederine® é um ativo natural de origem francesa, extraído e purificado da raiz da chicória, capaz de mimetizar os efeitos da vitamina D na pele.

Rosavin é um ativo extraído do rizoma de Rhodiola rosea (sin. Sedum rosea) e se mostrou capaz de reduzir a inflamação neurogênica estresse induzida.

D-Pantenol é uma pró-vitamina do ácido pantotênico (Vitamina B5). Aumenta a hidratação do estrato córneo, reduz a perda de água transepidermal e mantém a suavidade e elasticidade da pele (Udompataiku et al., 2012).

Ativos Disponíveis na Farmácia com Ação na Pele

Reparação, Calmante e Hidratante

Ação Reparadora com Vederine®

Neste estudo in vitro, o objetivo foi avaliar a capacidade de Vederine® em aumentar a síntese de filagrina em epiderme reconstituída (ER), obtida de queratinócitos envelhecidos. A filagrina é importante para manutenção da homeostase cutânea e, após transformações no estrato córneo superior, libera aminoácidos que auxiliam na retenção de água, contribuindo para o aumento da densidade cutânea (Silab). Vederine® estimula também das outras estruturas de função barreira como loricrina e involucrina (Silab). 

Ação Calmante com Rosavin

Diemant et al. (2008) avaliaram o potencial terapêutico da associação L-carnosina e Rhodiola rosea para peles sensíveis. Ao todo 124 voluntários com pele sensível participaram do estudo e o grupo intervenção (n=62) aplicou a formulação com L-carnosina/R. rosea, 2 vezes ao dia durante 28 dias consecutivos.

  • Houve efeitos protetores sobre a função barreira cutânea;
  • Tratamento in vitro promoveu liberação de peptídeos pro-opiomelanocortina e restaurou ao normal os valores elevados de neuropeptídios e citocinas produzidos por queratinócitos expostos à radiação UV.

Ação Hidratante com Manteiga de Karité e Glicerina

A Manteiga de Karité é tradicionalmente utilizada na África para o cuidado da pele devido à sua propriedade hidratante e capacidade de suavizar cicatrizes. É rica em ácidos graxos poli-insaturados que ajudam a modular a inflamação cutânea (Olaitan et al., 2011).

A glicerina é muito utilizada como umectante e protetor da pele. Ela é capaz de formar ligações de hidrogênio com a água mantendo a hidratação cutânea.


Referências:

DIEAMANTGDE, C. et al. Neuroimmunomodulatory compound for sensitive skin care: in vitro and clinical assessment. J CosmetDermatol. 2008 Jun;7(2):112-9.

OLAITAN, PB. et al. Inhibitory activities of omega-3 Fatty acids and traditional african remedies on keloid fibroblasts. Wounds. 2011 Apr;23(4):97-106.

Oat Cosmetics, Inglaterra.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp