Ativos Tópicos e Orais com Eficácia Clareadora da Pele

Estudos Científicos
01/set/2021

Promovem Redução do Índice de Melanina, MASI Eritema e DEM

Hiperpigmentação

Ativos Clareadores Eficazes

 

O aumento da pigmentação da pele ocorre de forma secundária a múltiplos fatores, incluindo idade, alterações hormonais, desequilíbrios endócrinos, inflamação e exposição ambiental (radiação UV e infravermelha), que resultam em condições dermatológicas, como melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória e lentigens solares.

 

Ativos Eficazes no Clareamento da Pele


Ácido Tranexâmico


O ácido tranexâmico oral e tópico tem sido utilizado recentemente no tratamento do melasma. É um inibidor da plasmina e análogo da lisina que demonstrou inibir a pigmentação induzida por UV em modelos animais. 


P. leucotomos


Polypodium leucotomos (PL) é uma samambaia da família Polypodiaceae, nativa da América Central e do Sul, no qual seu extrato aquoso apresenta propriedades antioxidantes, fotoprotetoras e imunoprotetoras comprovadas contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, podendo ser utilizado no tratamento de diversas desordens pigmentares.


Melatonina


A pele humana e suas células expressam todas as etapas da síntese de melatonina, incluindo as enzimas limitantes TPH1, AANAT, e HIOMT, além disso, também possui os receptores melatoninérgicos, como MT1 e MT2.


Luteína e Zeaxantina


A luteína e zeaxantina pertencem à subclasse xantofila dos carotenoides não-provitamina A e diferem de outros carotenoides devido aos seus grupos hidroxila livres, que permitem que eles interajam com proteínas e lipídeos celulares, especificamente a membrana celular.


 

Saúde Geriátrica

O envelhecimento é uma deficiência progressiva e geral dos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imunológico. É atualmente aceito que quase todos os componentes do sistema imunológico passam por uma reestruturação marcante associada à idade, levando a mudanças que podem incluir funções diminuídas ou aprimoradas.

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudos Comprovam

Efeitos Benéficos de Diferentes Ativos no Clareamento da Pele


Ácido Tranexâmico - Após o tratamento, três pacientes apresentaram melhora “quase clara” e cinco tiveram melhora “acentuada”. O índice de melanina (IM) e índice de eritema (IE) reduziram significativamente em comparação com o início do estudo. A histologia demonstrou diminuição significativa do conteúdo de melanina nos melanófagos e dermatite de interface


Melatonina - Grupos 1 e 4 tiveram redução de MASI após 90 dias comparado a linha de base. Grupos 2 e 4 tiveram redução significativa de MASI comparado ao grupo 4. Houve aumento significativo em GSH plasmático após o tratamento dos grupos 1 e 3 apenas.


Carotenoides - Foi observado um efeito significativo de clareamento da pele após 12 semanas de tratamento. Além disso, houve melhoria subjetiva significativa no tom de pele e uma tendência para melhor firmeza, extensibilidade e recuperação da elasticidade da pele. O grupo placebo teve aumento de rugas.


P. leucotomos Houve aumento da DEM após a suplementação, porém de forma não significativa. Foi observado aumento de IGA em 19% e diminuição do eritema e biomarcadores de danos por radiação UV, incluindo dano celular, dímeros de ciclobutano pirimidina, COX-2 e ciclina D1 


Referências

JUHASZ, M. L. W.; LEVIN, M. K. The role of systemic treatments for skin lightening. J Cosmet Dermatol, 17, n. 6, p. 1144-1157, Dec 2018.

16º Congresso Consulfarma

O maior evento do mercado magistral: nessa jornada, sua missão será acompanhar as inovações no 16º Congresso Consulfarma.
Clique Aqui

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade