Ativos Tópicos e Orais com Eficácia Clareadora da Pele

Estudos Científicos
01/set/2021

Promovem Redução do Índice de Melanina, MASI Eritema e DEM


Hiperpigmentação

Ativos Clareadores Eficazes

 

O aumento da pigmentação da pele ocorre de forma secundária a múltiplos fatores, incluindo idade, alterações hormonais, desequilíbrios endócrinos, inflamação e exposição ambiental (radiação UV e infravermelha), que resultam em condições dermatológicas, como melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória e lentigens solares.

 

Ativos Eficazes no Clareamento da Pele


Ácido Tranexâmico


O ácido tranexâmico oral e tópico tem sido utilizado recentemente no tratamento do melasma. É um inibidor da plasmina e análogo da lisina que demonstrou inibir a pigmentação induzida por UV em modelos animais. 


P. leucotomos


Polypodium leucotomos (PL) é uma samambaia da família Polypodiaceae, nativa da América Central e do Sul, no qual seu extrato aquoso apresenta propriedades antioxidantes, fotoprotetoras e imunoprotetoras comprovadas contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, podendo ser utilizado no tratamento de diversas desordens pigmentares.


Melatonina


A pele humana e suas células expressam todas as etapas da síntese de melatonina, incluindo as enzimas limitantes TPH1, AANAT, e HIOMT, além disso, também possui os receptores melatoninérgicos, como MT1 e MT2.


Luteína e Zeaxantina


A luteína e zeaxantina pertencem à subclasse xantofila dos carotenoides não-provitamina A e diferem de outros carotenoides devido aos seus grupos hidroxila livres, que permitem que eles interajam com proteínas e lipídeos celulares, especificamente a membrana celular.


 



Estudos Comprovam

Efeitos Benéficos de Diferentes Ativos no Clareamento da Pele


Ácido Tranexâmico - Após o tratamento, três pacientes apresentaram melhora “quase clara” e cinco tiveram melhora “acentuada”. O índice de melanina (IM) e índice de eritema (IE) reduziram significativamente em comparação com o início do estudo. A histologia demonstrou diminuição significativa do conteúdo de melanina nos melanófagos e dermatite de interface


Melatonina - Grupos 1 e 4 tiveram redução de MASI após 90 dias comparado a linha de base. Grupos 2 e 4 tiveram redução significativa de MASI comparado ao grupo 4. Houve aumento significativo em GSH plasmático após o tratamento dos grupos 1 e 3 apenas.


Carotenoides - Foi observado um efeito significativo de clareamento da pele após 12 semanas de tratamento. Além disso, houve melhoria subjetiva significativa no tom de pele e uma tendência para melhor firmeza, extensibilidade e recuperação da elasticidade da pele. O grupo placebo teve aumento de rugas.


P. leucotomos Houve aumento da DEM após a suplementação, porém de forma não significativa. Foi observado aumento de IGA em 19% e diminuição do eritema e biomarcadores de danos por radiação UV, incluindo dano celular, dímeros de ciclobutano pirimidina, COX-2 e ciclina D1 


Referências

JUHASZ, M. L. W.; LEVIN, M. K. The role of systemic treatments for skin lightening. J Cosmet Dermatol, 17, n. 6, p. 1144-1157, Dec 2018.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp