Bacillus clausii em Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço

Estudos Científicos
27/mar/2024

Aumenta o Tempo de Início, Reduz o Tempo de Remissão e Suprime a Ocorrência de Mucosite de Alto Grau


Mucosite

Benefícios do Tratamento com Probióticos

 

 

A mucosite oral induzida por radiação (MOIR) foi denominada pela primeira vez em 1980 como um efeito colateral da radioterapia (RT) que ocorre em até 80% dos pacientes tratados com câncer de cabeça e pescoço.

 

Mecanismo de Ação e Evidências sobre o Uso de Probióticos na Mucosite

O mecanismo de ação dos probióticos foi sugerido como sendo através da alteração da microbiota intestinal, diminuindo a disbiose e aumentando a imunidade


- Estudos in vivo realizados em camundongos indicaram que a administração de Saccharomyces boulardii, Lactobacillus casei, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum diminuiu a mucosite induzida por 5-Fluorouracil (5-FU);

- Em ratos, resultados semelhantes foram obtidos pela administração de Bifidobacterium infantis sozinho ou uma combinação de Bifidobacterium breve, L. acidophilus, Lactobacillus casei e Streptococcus thermophilus;

- Lactobacillus reuteri também melhorou a mucosite oral induzida por quimioterapia em ratos;

- Em estudos clínicos, pesquisadores observaram que a administração de Bifidobacterium longum, Lactobacillus lactis e Enterococcus faecium reduziu não apenas a incidência, mas também a gravidade da mucosite oral (MO) induzida por quimioterapia e radioterapia.


Bacillus clausii

São bactérias gram-positivas, em forma de bastonete, com a capacidade de produzir esporos robustos para sobreviver ao estresse ambiental, como condições extremas de temperatura seca e pH extremo dos fluidos biliares.


Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e paralelo teve como objetivo avaliar a eficácia do Bacillus clausii ou placebo associados ao tratamento padrão em pacientes sob radioterapia de cabeça e pescoço.


Resultados

ü  Houve um aumento significativo (p < 0,01) no tempo mediano para o início da mucosite, ou seja, 10 dias no grupo 1 e 8 dias no grupo controle, respectivamente;

ü  A média do tempo de remissão foi de 12 dias no grupo 1 e 14 dias no grupo controle (p < 0,05);

ü  A mucosite grau IV não foi observada em nenhum paciente do grupo 1 e em 2 pacientes do grupo controle (p < 0,05);

ü  Nenhum evento adverso atribuído ao Bacillus clausii foi observado;

ü  A terapia com Bacillus clausii atrasou o início, diminuiu o tempo de remissão e apresentou forte impacto na supressão da ocorrência de mucosite de alto grau entre o grupo 1.

 

Conclusão

Este estudo demonstrou uma tendência positiva de que probióticos como Bacillus clausii podem atuar como uma ferramenta para melhorar a mucosite oral.


Referências bibliográficas

MIRZA, M. A.; ARUNA, D.; IRUKULLA, M. Efficacy of Bacillus clausii UBBC - 07 spores in the amelioration of oral mucositis in head and neck cancer patients undergoing radiation therapy. Cancer Treat Res Commun, 31, p. 100523, Jan 25 2022.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp