Ciclopirox na Dermatite Seborreica e Onicomicose

Estudos Científicos
16/abr/2021

Conheça mais sobre o tratamento para pacientes diagnosticados com tais distúrbios cutâneos


Estudo de Revisão Demonstra:

Ciclopirox Apresenta Amplo Espectro de Ação e Baixa Taxa de Resistência Antifúngica

O ciclopirox olamina é um agente antifúngico derivado da hidroxipiridona que difere, em estrutura e mecanismo de ação, dos demais antimicóticos. Este antifúngico inibe a recaptação celular de compostos essenciais e, em altas concentrações, pode alterar a permeabilidade da célula fúngica. Possui um amplo espectro de ação contra dermatofitoses na pele, unhas e cabelos, sendo um agente fungicida e fungistático com atividades anti-inflamatórias e antibacterianas inerentes. 


Em relação a sua solubilidade este antifúngico é pouco solúvel na água, muito solúvel em etanol e cloreto de metileno, pouco solúvel em acetato de etila, praticamente insolúvel em cicloexano.

 

Mecanismos de Ação Antimicóticos do Ciclopirox

- Quelação de cátions polivalentes, especialmente (Fe3+);

- Inibição das enzimas dependentes de metais (catalase, citocromo e peroxidase);

- Alterações das atividades celulares, tais como: cadeia transportadora de elétrons;

- Redução da síntese de ATP e alteração da permeabilidade de membrana;

- Alterações nos processos de divisão celular, reparo do DNA e desorganização das organelas citoplasmáticas;

- Efeito inibitório sobre a aspartil proteinase, importante fator de virulência para vários tipos de infecções por Candida albicans que favorece a adesão dessa levedura às células epiteliais. Isso pode ser significativo na ação contra candidíase da mucosa.


Aplicação de Ciclopirox

Ação Anti-Inflamatória e Antifúngica na Dermatite Seborreica, Onicomicose e Dermatoftoses

 

O ciclopirox olamina possui boa atividade anti-inflamatória que envolve a inibição de prostaglandinas e leucotrieno em células polimorfonucleares humanas. Esse processo é mediado através da inibição da 5-lipo-oxigenase e ciclo-oxigenase. O ciclopirox apresenta ação anti-inflamatória similar a indometacina e desoximetasona. Estudos in vivo demonstram que a atividade anti-inflamatória desse medicamento é superior a outros antifúngicos tópicos (naftifina, terbinafina, econazol, cetoconazol, miconazol, fluconazol e oxicinazol).


Estudos Comprovam

Um estudo conduzido por Iorizzo et al. (2016) teve como objetivo avaliar a eficácia de ciclopirox em relação à amorolfina no tratamento da onicomicose de grau leve a moderado. O sucesso do tratamento foi de 58,3% para o grupo ciclopirox em comparação a 26,7% para o grupo amorolfina. A cura foi obtida em 35,0% dos participantes do grupo ciclopirox vs. 11,7% dos participantes do grupo amorolfina. A cura micológica foi alcançada em todos os pacientes do grupo ciclopirox, em comparação com 81,7% do grupo amorlfina, ao final das 48 semanas.


O objetivo de um estudo conduzido por Veraldi et al. (2019) foi avaliar a eficácia e a tolerabilidade do shampoo de ciclopirox em indivíduos com dermatite seborreica do couro cabeludo. O tratamento foi bem tolerado e não foram observados efeitos colaterais ao longo da terapia. O estudo fornece dados suficientes que demonstram a eficácia do shampoo de ciclopirox no tratamento da dermatite do couro cabeludo. Sendo capaz de diminuir a descamação, inflamação e prurido de forma segura.


Referências

VERALDI, S. et al. Efficacy and tolerability of 1% ciclopirox shampoo in the treatment of moderate-to-severe scalp seborrheic dermatitis: a multicenter, prospective, assessor-blinded trial. G Ital Dermatol Venereol. 2019 Jun;154(3):342-346.

 

IORIZZO, M. et al. Ciclopirox 8% HPCH Nail Lacquer in the Treatment of Mild-to-Moderate Onychomycosis: A Randomized, Double-Blind Amorolfine Controlled Study Using a Blinded Evaluator. Skin Appendage Disord. 2016 Feb;1(3):134-40. 


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.






Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp