Cistanche tubulosa

Estudos Científicos
21/fev/2024

Auxilia na Diminuição da Fadiga e Melhora o Desempenho Físico


Extrato de C. tubulosa Auxilia na Redução da Fadiga

Melhora a Síntese de Óxido Nítrico

 

A erva Cistanche tubulosa é definida na Farmacopeia Japonesa como uma planta com hastes carnudas. Os seus principais componentes ativos são: acteosídeos (verbascosídeo) e o equinacosídeo.


Estudos em animais têm demonstrado que essa planta apresenta atividade antifadiga. O princípio ativo acteosídeo aumentou de maneira significativa a contratilidade muscular. Alguns estudos em camundongos demonstraram que o extrato de C. tubulosa melhorou significativamente a função motora nesses animais com lesões na medula espinhal.


Cistanche

É um extrato padronizado da Cistanche tubulosa, um tubérculo que concentra os maiores teores de equinacosídeo na natureza, um tipo especial de glicosídeo que possui ação adaptógena para hormônios sexuais. O equinacosídeo e o acteosídeo desempenham as principais propriedades desse extrato, apresentando uma capacidade antioxidante superior a vitamina C e ao resveratrol.

 

Cistanche Atua na Liberação de Óxido Nítrico e na Fadiga

Os equinacosídeos possuem atividade vasodilatadora mediada pelo óxido nítrico nos endotélios (NO). Ensaios in vitro envolvendo receptores androgênicos (AR) expostos a diferentes concentrações deste marcador tiveram maior fosforilização de eNOs (óxido nítrico sintetase) e consequente aumento da liberação de NO. O oposto foi observado com o uso de um antagonista, reforçando a ação direta dos equinacosídeos na vasodilatação endotelial.

 

Sabe-se que a melhora da circulação sanguínea e o aumento nos níveis de óxido nítrico melhoram o desempenho físico durante o esforço, isso se deve pela melhora do aporte de oxigênio nos músculos. Outro estudo reforça a liberação fisiológica do óxido nítrico pelos equinacosídeos, que ocorre de maneira dose dependente, sendo inclusive indicado no tratamento da impotência sexual masculina. Um estudo em camundongo relatou que o extrato de Cistanche tubulosa tem atividade antifadiga com tempo de sobrevivência sob deficiência de oxigênio e tempo de duração em natação forçada.


Estudo Comprova

Estudo conduzido por Inada et al. (2021) avaliou os efeitos da Cistanche tubulosa em pacientes com dificuldades de locomoção.


Resultados

Ø  A suplementação com o extrato de C. tubulosa por 12 semanas melhorou os passos durantes os testes de caminhada e melhorou a velocidade de marcha (teste de caminhada de 5 metros) em pacientes com mais de 60 anos em comparação com aqueles do grupo placebo (p=0,046);

Ø  Em contraste, a massa muscular esquelética do tronco e dos membros inferiores não foi afetada após a suplementação com a C. tubulosa;

Ø  Não foram observados efeitos adversos após o uso do extrato da C. tubulosa.

 

Conclusão

Este estudo clínico demonstrou que o tratamento com a C. tubulosa previne de maneira significativa a perda da habilidade de caminhada e sem efeitos adversos em pacientes com dificuldade de locomoção.


Referências bibliográficas

INADA, Y. et al. Effects of Cistanche tubulosa Wight Extract on Locomotive Syndrome: A Placebo-Controlled, Randomized, Double-Blind Study. Nutrients. 2021 Jan 18;13(1):264. doi: 10.3390/nu13010264.

 


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp