Cisteamina 5% vs Hidroquinona 4%

Bom Dia Ciência
05/set/2022


Bom dia meus amigos, espero que estejam todos bem!


Artigo novinho sobre tratamento de melasma com cisteamina e dessa vez os autores resolveram testar ela vs a hidroquinona 4% + ácido ascórbico 3%.


Já adianto que segundo os autores foi empate técnico.


Mas minha observação aqui é que novamente pacientes com melasma recalcitrante tiveram bons resultados. Não é o primeiro estudo que revela esse benefício da cisteamina, outras publicação de 2015 e 2018 também comprovaram isso.


Neste estudo, 80 pacientes foram divididos em 2 grupos: Os pacientes receberam creme de cisteamina 5% ou hidroquinona 4%/ácido ascórbico 3% (HC).

A resposta terapêutica foi avaliada após 2 e 4 meses de tratamento. O efeito do tratamento na qualidade de vida também foi avaliado.


Os resultados? A diminuição do escore de área e intensidade do melasma reduziu em ambos os grupos. O índice de melanina diminuiu também mas no mês 4 a hidroquinonalevou vantagem. A qualidade de vida melhorou em ambos os grupos (p-valor < 0,05), mas não foi significativamente diferente entre os grupos (p-valor > 0,05).


Os autores concluíram que a cisteamina demonstrou ser um tratamento eficaz para o melasma, com resultados equivalentes aos da hidroquinona + Vit C na redução do escore do melasma e na melhora da qualidade de vida. A eficácia da cisteamina e hidroquinona foi confirmada em pacientes recalcitrantes a tratamentos anteriores, por uma redução significativa da intensidade e área da mancha e do índice de melanina.


Portanto um estudo que nos encoraja ainda mais a usar a fedida cisteamina (o odor é cheiro de enxofre), mas pra quem aguentar, vai ter bons resultados!


Abraços e ótima semana!

Lucas Portilho


Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp