Clotrimazol é Eficaz na Aspergilose Canina

Estudos Científicos
29/jul/2021

Confira mais sobre a ação do ativo em tratamentos para os cães


Aspergilose Canina

Caracterização

A aspergilose canina é uma doença de elevada importância na clínica veterinária e o rápido diagnóstico resulta em melhor resposta à terapia e prognóstico para os animais.

Aspergillus spp. é um fungo de distribuição universal na natureza, cuja fonte de contágio mais comum é a via aérea (SALES, 2009; SANCHES; COUTINHO, 2007).


Tipos de Infecção

 1.    Doença localizada na cavidade nasal e nos seios frontais;

2.    Doença disseminada.

Ambas as formas são mais comuns em cães do que em gatos (TILLEY; JR; K, 2015).

Principais Sintomas

A aspergilose nasal é uma doença inflamatória, que causa tipicamente rinites e sinusites.

®     Intensa descarga nasal mucopurulenta ou serosanguinolenta, uni ou bilateral, podendo ocorrer despigmentação das narinas e mesmo osteomielite dos seios paranasais.

®   Ulcerações das partes externas das narinas e desconforto facial, com dor.

Fatores de Risco

 A ocorrência da aspergilose está ligada à queda de imunidade por diversas causas como uso de imunossupressores, corticoides e doenças debilitantes intercorrentes

®     Estima-se que a aspergilose nasal seja uma das maiores causas de descarga nasal mucopurulenta crônica em cães, podendo representar mais de 30% dentre as doenças respiratórias registradas; já a aspergilose disseminada é rara.

®     Cães de qualquer idade podem manifestar a doença, sendo que 40% dos animais apresentam três anos ou menos e 80% menos de oito anos (SANCHES; COUTINHO, 2007).

Aspergilose Canina

Tratamento

O tratamento efetivo da doença é difícil, sendo a terapia tópica uma alternativa viável e com resultados positivos na aspergilose nasal, mas não é suficiente quando o agente atingiu os tecidos moles extracavidade, sendo necessária terapia sistêmica conjunta. O protocolo sistêmico requer terapia prolongada.

Abordagem Terapêutica

A abordagem terapêutica mais utilizada consiste na remoção cirúrgica dos tecidos onde se encontram as colônias fúngicas, combinada com aplicação tópica e/ou sistêmica das drogas escolhidas.

Técnica Não Invasiva

ü  Na técnica não invasiva o medicamento é administrado com uso de cateter através das narinas, até preenchê-las de medicação;

ü  Para diminuir o risco de aspiração e perda da droga pela nasofaringe e trato respiratório inferior, o cão permanece em decúbito dorsal, com esponjas absorventes na orofaringe e nasofaringe (ao redor do tubo endotraqueal por onde é infundida a anestesia inalatória) e o cuff do tubo endotraqueal inflado para fechar a luz da traqueia. 

A técnica não invasiva para infusão intranasal resulta em melhor distribuição do medicamento na cavidade nasal e em seios frontais do que a técnica de colocação cirúrgica de cateteres. Além disso, pode ser infundida maior quantidade de medicamento e o risco de aspiração é menor (TILLEY; JR; K, 2015).


 

Estudo Comprova

Clotrimazol é Eficaz na Aspergilose Canina

Um estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar um protocolo de tratamento tópico minimamente invasivo para aspergilose sino-nasal em cães.

Resultados:

ü  Todos os cães foram curados (resultados negativos para Aspergillus na endoscopia, cultura de fungos e histopatologia) com uma mediana de 2 tratamentos;

ü  Os tratamentos foram bem tolerados, com efeitos adversos mínimos relatados;

ü  Três cães apresentaram evidências de erosão no calvário na tomografia computadorizada.

Conclusão:

Este protocolo parece ser um tratamento minimamente invasivo eficaz e bem tolerado para a aspergilose sino-nasal, inclusive em cães com erosão no calvário. Apenas efeitos adversos leves foram observados.


Referências:

BENITAH, N. Canine Nasal Aspergillosis. Clinical Techniques in Small Animal Practice, 21, n. 2, p. 82-88, 2006/05/01/ 2006.

SALES, M. D. P. U. Capítulo 5 - Aspergilose: do diagnóstico ao tratamento. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 35, p. 1238-1244, 2009.

SANCHES, P. P.; COUTINHO, S. D. A. Aspergilose em cães – revisão. Rev Inst Ciênc Saúde 2007.

TILLEY, L. P.; JR, S.; K, F. W. Consulta Veterinária Em 5 Minutos: Espécies Canina e Felina.  2015.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp