Combinação de Ácidos Hialurônicos na Melhora da Aparência Cutânea

Estudos Científicos
29/out/2021

Melhora a Hidratação da Pele


Importância do Ácido Hialurônico no Tecido Cutâneo
Aumenta os Processos Relacionados com a Hidratação


A pele humana é formada por 3 camadas, sendo a derme a principal delas, cujo limite superior é a membrana basal da epiderme e o limite inferior, o tecido subcutâneo. A derme consiste principalmente de tecido conectivo da matriz extracelular (MEC) que é uma rede complexa de diferentes macromoléculas.

A MEC possui quatro grandes classes de componentes: fibras colágenas, fibras elásticas, glicoproteínas não-colagênicas (fibrilinas, fibulinas e integrinas), e macromoléculas de glicosaminoglicanos e proteoglicanos. A manutenção da quantidade desses componentes e a interação apropriada entre eles é fundamental para a homeostasia fisiológica da derme.

As metaloproteinases (MMPs) são enzimas proteolíticas envolvidas no processo de remodelação tecidual relacionado às doenças ou alterações fisiológicas do tecido normal. Portanto, as MMPs podem ser consideradas enzimas degradadoras da MEC e encontram-se subdivididas em grupos de acordo com sua estrutura, localização e preferência de substrato: colagenases, estromelisinas, enzimas estromelisinas-símile e gelatinases.


Envelhecimento Cutâneo e Conteúdo de Ácido Hialurônico

O envelhecimento facial ocorre pela combinação de fatores intrínsecos ou geneticamente determinados e de fatores extrínsecos, tais como a exposição solar, tabagismo, hábitos alimentares e estilo de vida pouco saudáveis. A face envelhecida tem como características a perda da elasticidade, rugas e alterações da pigmentação cutânea. O ácido hialurônico (AH), também conhecido como hialuronan, é um polissacarídeo naturalmente encontrado na derme da pele, no cordão umbilical, no fluido sinovial articular, na cartilagem hialina e nos tecidos conjuntivos. O AH é um componente essencial da matriz extracelular (MEC) e possui a mesma estrutura química independentemente da espécie e do tecido de origem em todos os animais adultos. Na derme humana, ele é o glicosaminoglicano mais abundantemente encontrado, sendo que quase 50% da concentração total de AH do organismo está localizado nessa camada da pele.

Com o passar do tempo, o conteúdo de ácido hialurônico diminui e a reposição dessa molécula auxilia na prevenção dos fatores associados com o envelhecimento cutâneo e hidratação.

Eficácia da Aplicação de Ácido Hialurônico sobre a Pele
Aumenta Hidratação e Espessura da Epiderme


Booster Ácido Hialurônico – Ação Potencializada 

Hyalo-Oligo: é um ácido hialurônico de baixo peso molecular que é produzido pelo método de fermentação com o microrganismo Streptcoccus zooepidemicus. Seu baixo peso molecular é menor que 10.000 daltons e garante alta permeação cutânea (QP Corporation).


Oligo HA: é o ácido hialurônico de baixo peso molecular que estimula a liberação de beta-defensina 2, que protege o tecido cutâneo.


 Efeitos de Hyalo-Oligo sobre a Pele - Estudo in vivo

Para verificar a capacidade hidratante de Hyalo-Oligo, três voluntários saudáveis com peles classificadas como secas foram submetidos a avaliações de hidratação cutânea, com ou sem tratamento, com uma solução de Hyalo-Oligo.

Os voluntários foram tratados com a aplicação de uma gaze embebida com 1 ml da solução de Hyalo-Oligo, em forma de patch, durante 8 horas por dia. Esse procedimento foi repetido durante 3 dias. Após a aplicação, foi avaliada a retenção da hidratação 1, 2, 3 e 5 dias após a última aplicação.

Os resultados confirmaram que a pele retém a hidratação promovida pela aplicação de ácido hialurônico por até 3 dias após a última aplicação, e esta diferença foi estatisticamente significativa (QP Corporation).


Efeitos de OLIGO HA Sobre a Epiderme – Estudo ex vivo

O ácido hialurônico (HA) de baixíssimo peso molecular (8kDA) é capaz de permear as camadas mais profundas, chegando até a derme. Apresenta efeito hidratante devido à retenção de água na matriz intercelular.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp