Combinação Nutracêutica é Eficaz em Pacientes com Hipercolesterolemia

Estudos Científicos
21/nov/2023

Berberina, Red Yeast Rice e Silimarina Reduzem os Níveis de LDL-colesterol de Forma Similar à Atorvastatina


Hipercolesterolemia

Mecanismo de Ação da Combinação Nutracêutica

 

 

A hipercolesterolemia é um importante fator de risco cardiovascular, pois a lipoproteína de baixa densidade (LDL) está diretamente envolvida no processo aterosclerótico. Especialmente a geração de macrófagos espumosos é a via final comum de diferentes mecanismos patológicos dentro da placa aterosclerótica (FORMISANO; PASTA; CREMONINI; FAVARI et al., 2020).

 

Combinação Nutracêutica

Red Yeast Rice

Suplemento obtido a partir da fermentação de Monascus purpureus, que produz monacolinas, incluindo a monacolina K. Além disso, Red Yeast Rice demonstrou conter esteróis, isoflavonas, glicosídeos de isoflavonas e ácidos graxos monoinsaturados, todos capazes de reduzir o LDL-colesterol, e foi usado em pacientes que tiveram que descontinuar o tratamento com estatinas devido a dor muscular, confirmando sua boa tolerabilidade.


Berberina

Alcaloide quaternário extraído da planta do gênero Berberis, que inibe a degradação do receptor LDL pela supressão da transcrição de mRNA da pró-proteína convertase subtilisina/Kexin tipo 9 (PCSK9). Dessa forma, a berberina aumenta a disponibilidade dos receptores de LDL com maior captação hepática de colesterol plasmático e níveis reduzidos de colesterolemia total.


Silimarina

Uma vez que a berberina atua como um substrato de alguns transportadores de membrana, como a glicoproteína P (P-gp) e a proteína 1 de resistência a múltiplas drogas (MRP1), que expelem a berberina dos enterócitos, podendo reduzir sua absorção intestinal, os inibidores da P-gp, como a silimarina, podem ser co-administrados para restaurar a biodisponibilidade adequada. 


Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da combinação nutracêutica associada com modificações no estilo de vida em pacientes com hipercolesterolemia.


Resultados

ü  A combinação nutracêutica foi eficaz como um agente hipolipemiante com uma ampla variabilidade de resposta interindividual (LDL-C médio de 170,8±19,9 a 123,8±20,0 com uma mudança de -47,0 ± 21,5 mg / dL) e o efeito foi semelhante ao induzido pela atorvastatina;

ü  O uso da combinação nutracêutica modificou significativamente os níveis de PCSK9 e CLC, suprimindo em última análise a geração de células espumosas séricas medida diretamente em macrófagos humanos.

 

Conclusão

A combinação nutracêutica reduz os níveis de LDL-colesterol com um efeito similar da atorvastatina 10 mg e em modelo ex vivo melhora o perfil funcional das lipoproteínas com ação antiaterogênica.


Referências bibliográficas

CICERO, A. F. G.; FOGACCI, F.; ROSTICCI, M.; PARINI, A. et al. Effect of a short-term dietary supplementation with phytosterols, red yeast rice or both on lipid pattern in moderately hypercholesterolemic subjects: a three-arm, double-blind, randomized clinical trial. Nutr Metab (Lond), 14, p. 61, 2017.

 

FORMISANO, E.; PASTA, A.; CREMONINI, A. L.; FAVARI, E. et al. Efficacy of Nutraceutical Combination of Monacolin K, Berberine, and Silymarin on Lipid Profile and PCSK9 Plasma Level in a Cohort of Hypercholesterolemic Patients. J Med Food, 23, n. 6, p. 658-666, Jun 2020.


MAZZA, A.; NICOLETTI, M.; LENTI, S.; TORIN, G. et al. Effectiveness and Safety of Novel Nutraceutical Formulation Added to Ezetimibe in Statin-Intolerant Hypercholesterolemic Subjects with Moderate-to-High Cardiovascular Risk. J Med Food, May 22 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp