Comparação de Minoxidil a 5% com a Solução a 10%

Estudos Científicos
17/jul/2023

O Minoxidil a 5% Apresentou uma Taxa de Irritação Menor do que o de 10%


Uso de Minoxidil na Alopecia Androgenética

Minoxidil a 5% Apresenta Menos Irritação que o Minoxidil a 10%

 

A alopecia androgenética é uma disfunção que envolve a enzima 5-alfa-redutase tanto em homens como em mulheres. Ocorre um processo de aceleração na transição da fase anágena para fase catágena no folículo capilar: consequentemente, observamos uma redução da liberação de fatores secretados pelas células da papila dérmica, importantes para estimular o crescimento dos fios. Em contrapartida, ocorre um aumento da apoptose dessas células e posterior miniaturização do folículo.

 

A di-hidrotestosterona (DHT), um potente andrógeno produzido a partir da testosterona pela 5-a-redutase, aparenta ser um importante fator causal.



 

Minoxidil na Alopecia Androgenética

O minoxidil é um derivado da pirimidina. Ainda não está claro o real mecanismo de ação do minoxidil no crescimento capilar, mas alguns estudos demonstraram que uma provável ação via abertura de canais de potássio, acarretaria em um aumento do fluxo sanguíneo na região fio capilar. Além disso, o minoxidil aumenta os níveis do fator de crescimento endotelial vascular na papila dérmica. O minoxidil aumenta a mitose dos queratinócitos na matriz capilar e promove o crescimento capilar mais rápido e com fios mais espessos.


As concentrações de minoxidil a 2% e 5% são aprovadas para homens com alopecia androgenética. Concentrações maiores também são utilizadas. Um estudo publicado no periódico internacional Journal of Dermatological Treatment comparou a eficácia e a segurança do minoxidil a 5% com o minoxidil a 10% em homens com alopecia androgenética.



Estudo Comprova

Esse estudo conduzido por Ghonemy et al. (2021) teve como objetivo comparar a eficácia e a segurança do minoxidil tópico a 5% com o minoxidil tópico a 10% e com o placebo em pacientes com alopecia androgenética.



Resultados

Após 36 semanas de terapia, o minoxidil tópico a 5% foi superior ao minoxidil a 10% e também ao grupo placebo. As análises levaram em consideração a contagem média de fio capilar no vertex total e frontal;

Não foram reportados eventos adversos relacionados com disfunção sexual nos pacientes do estudo.

 

Conclusão

A aplicação tópica de minoxidil a 5% foi moderadamente superior ao minoxidil a 10% e ao placebo em relação ao aumento do recrescimento capilar. A irritação foi maior no grupo tratado com o minoxidil a 10%.


Referências bibliográficas

GHONEMY, S. et al. Efficacy and safety of a new 10% topical minoxidil versus 5% topical minoxidil and placebo in the treatment of male androgenetic alopecia: a trichoscopic evaluation. J Dermatolog Treat. 2021 Mar;32(2):236-241. doi: 10.1080/09546634.2019.1654070. Epub 2019 Oct 21.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp