Creme de Ureia no Manejo da Síndrome Mão-Pé em Pacientes com Carcinoma Hepatocelular

Estudos Científicos
31/jul/2023

Eficaz como Profilático e na Redução do Grau da SMP


Síndrome Mão-Pé no CHC

Benefícios da Ureia

O carcinoma hepatocelular (CHC) é o quinto câncer mais comum e a segunda causa mais comum de mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo.


Sorafenibe

Prolonga a sobrevida média em pacientes com CHC avançado e, portanto, é recomendado como o tratamento sistêmico de primeira linha em tais pacientes. Seu efeito se baseia em sua atividade como um inibidor da quinase que suprime a progressão do tumor, inibindo o crescimento celular, proliferação e angiogênese.

Apesar dos efeitos antitumorais do sorafenibe, ele causa eventos adversos, sendo os mais comuns a Síndrome Mão-Pé (SMP), erupção cutânea, sintomas gastrointestinais, fadiga, hipertensão e outros.

 

Síndrome Mão-Pé 

A SMP é caracterizada por hiperqueratose em contraste com a síndrome mão-pé clássica, caracterizada por reação cutânea localizada. A SMP reduz significativamente a qualidade de vida dos pacientes tratados com sorafenibe.

 

 

Ureia

A ureia exerce efeitos ceratolíticos, e cremes contendo uréia são usados para tratar muitas doenças de pele, como psoríase, dermatite e ictiose. Além disso, os cremes com ureia foram recomendados para o tratamento de SMP associado ao sorafenibe por seu efeito ceratolítico.



Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do creme de ureia na prevenção da Síndrome Mão-Pé (SMP) ou na melhora da sua gravidade.


Resultados

ü  O grupo de creme de ureia mostrou uma tendência para uma menor incidência cumulativa de SMP de qualquer grau e SMP grave de grau II ou superior sem significância estatística;

ü  Na incidência por tempo, a incidência de SMP grave de grau II ou superior foi significativamente menor no grupo de creme de ureia do que no grupo placebo em 2 semanas (13,8% versus 23,9%);

ü  O grupo de creme de ureia mostrou uma pontuação do questionário HF-QoL significativamente melhor do que o grupo placebo (11,8 versus 19,7) em 12 semanas.

 

Conclusão

O tratamento com creme de ureia mostrou uma menor incidência de SMP grave induzida por sorafenibe em 2 semanas e reduziu a tendência de desenvolvimento de SMP em pacientes com CHC. Portanto, o tratamento com creme de ureia pode ser considerado para profilaxia ou melhora do grau de SMP em pacientes com CHC tratados com sorafenibe.


Referências bibliográficas

LEE, Y. S.; JUNG, Y. K.; KIM, J. H.; CHO, S. B. et al. Effect of urea cream on sorafenib-associated hand-foot skin reaction in patients with hepatocellular carcinoma: A multicenter, randomised, double-blind controlled study. Eur J Cancer, 140, p. 19-27, Nov 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp