Cuidados com a Pele no Verão

Ativos 21/jan/2019

Saiba mais sobre os cuidados com a pele no verão

Cuidados com a Pele no Verão

 

Durante o verão, é comum que a prática das atividades ao ar livre aumente, deixando a pele ainda mais exposta à radiação solar, o que pode acarretar em vários problemas dermatológicos, como queimaduras, manchas, câncer de pele e envelhecimento cutâneo precoce. A pele fotoenvelhecida tem como características a perda da força e elasticidade - devido à degradação e desorganização das fibras de colágeno, apresenta rugas, irregularidades na pigmentação e alteração da superfície, como aspereza, ressecamento e descamação.

 

Contudo, a maior preocupação da exposição demasiada à radiação solar é o câncer de pele não melanoma, que representa cerca de 90% dos tumores malignos primários da pele. O melanoma maligno retrata aproximadamente 4% das neoplasias malignas cutâneas e, por mais que sua incidência ainda seja baixa, tem-se observado um expressivo crescimento em populações de cor de pele caucasiana. Por isso, principalmente no verão, é o momento de intensificar o uso do filtro solar para a maior proteção da pele contra os efeitos nocivos do sol.

 

Existem diversos tipos de fotoprotetores disponíveis no mercado e, portanto, é importante escolher o produto ideal para cada tipo de pele, sendo fundamental que o mesmo tenha capacidade de proteção contra os raios UVB, causadores de queimaduras, e UVA, que provoca efeitos danosos à pele a longo prazo. Além disso, as temperaturas elevadas do verão exigem uma hidratação cutânea redobrada, cujo propósito é restaurar a barreira da pele, impedindo a perda de água e, consequentemente, a desidratação, diminuindo o risco de irritações.

 

Reforçar a capacidade de defesa natural do organismo contra os danos ambientais é uma estratégia importante e ingerir certos alimentos, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba também pode auxiliar na prevenção dos danos que a radiação solar causa, uma vez que possuem em sua composição carotenoides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante.

 

 

Distúrbios da Enxaqueca

Curso ao vivo sobre Distúrbios da Enxaqueca para Médicos de todas as especialidades, nutricionistas, farmacêuticos, gestores de farmácias magistrais, fisioterapeutas, dentistas, biomédicos, entre outros profissionais que têm contato com o público sujeito a episódios de enxaqueca.

Inscreva-se

Autor(a)

Letícia Oliveira
Letícia Oliveira
Farmacêutica Consultora Técnica Consulfarma

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Cosmética e com MBA em Cosmetologia. Atua na área de Farmácia Magistral ao longo de sua carreira. Trabalha como Consultora Técnica na Consulfarma e no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa há mais de 6 anos. Integrante do Corpo Docente do Instituto de Cosmetologia.

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade