Curcumina Melhora o Perfil Metabólico em Mulheres Obesas

Estudos Científicos
13/set/2021

Melhora o Perfil Lipídico, Glicêmico, IMC e os Biomarcadores Inflamatórios


Curcumina nos Níveis de Glicose e de Lipídios

Diminui as Concentrações Séricas dos Marcadores Inflamatórios

 

A curcumina é o principal componente bioativo extraído da cúrcuma e é responsável por grande parte dos seus efeitos biológicos. É de coloração amarelo-limão brilhante e contêm sítios lábeis, sofrendo metabolismo de primeira passagem. Por ser um pigmento pouco solúvel em água, a curcumina apresenta baixa biodisponibilidade, o que prejudica sua utilização clínica.


Ações Biológicas da Curcumina

 

Entre seus efeitos biológicos comprovados, encontra-se o seu potencial antioxidante.  Além disso, foram demonstrados efeitos anti-inflamatórios, antitumoral, antibacteriano e antineuroinflamatório.

 

A curcumina possui vários alvos moleculares, o que explica seus vários efeitos. Entre os alvos moleculares da curcumina, está o fator nuclear kappa B (NF-kB), um fator de transcrição que participa de processos inflamatórios, tumorais e também de infecções parasitárias. A curcumina atua inibindo o NF-kB simultaneamente em diversos pontos de ativação. Essa ação inibidora resulta na diminuição de uma grande variedade de citocinas e quimiocinas envolvidas na resposta inflamatória.

 

A ação antioxidante da curcumina pode ocorrer por meio da eliminação de radicais livres, pela modulação da atividade de fatores de transcrição de genes envolvidos na transcrição de enzimas antioxidantes (catalase, superóxido dismutase e heme oxigenase-1), além de induzir em nível celular um estímulo oxidativo e metabólico leve.

 

Curcumina Associada a Exercícios Aeróbios em Mulheres Obesas

Estudos prévios têm demonstrado que a associação de curcumina e exercícios potencializam os efeitos metabólicos da curcumina descritos acima. Principalmente no tocante aos níveis de glicose, lipídios e proteína C-reativa (PCR).


 


Estudo Comprova

Suplementação com Curcumina e Exercícios Aeróbios Aumenta a Capacidade de Controle Glicêmico e Lipidêmico 

 

Estudo conduzido por Dolati et al. (2020) investigou os efeitos da curcumina em monoterapia ou em combinação com treinos aeróbicos na composição corpórea, variáveis glicêmicas, perfil lipídico e proteína C-reativa (PCR) em mulheres obesas.


Resultados:

 

Ø  Durante a intervenção, o grupo curcumina mostrou significativa diminuição do peso, IMC e níveis de glicose em jejum;

Ø  O grupo curcumina mais exercícios apresentou diminuição da circunferência da cintura, na razão cintura/quadril, no homeostatic model assessment for insulin resistance (HOMA-IR), nos níveis de LDL-colesterol e colesterol total e aumento no HDL-colesterol;

Ø  A análise entre grupos indicou um aumento nos níveis de HDL-colesterol nos grupos que receberam o tratamento com a curcumina quando comparado com o placebo;

Ø  Os níveis de PCR foram maiores nos grupos 2 (placebo) e 3 (Placebo + exercícios)  quando comparado com o 1 (curcumina) e 4 (curcumina + exercícios).

 

Conclusão:

Os resultados sugerem que a combinação de curcumina com treinos aeróbios é mais efetiva no controle glicêmico e lipidêmico do que quando comparado com o placebo.


Referências:

Dolati, S. et al. The Effect of Curcumin Supplementation and Aerobic Training on Anthropometric Indices, Serum Lipid Profiles, C-Reactive Protein and Insulin Resistance in Overweight Women: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Obes Metab Syndr. 2020 Mar 30;29(1):47-57.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp