CurcuVET® em Cães

Estudos Científicos
25/nov/2021

Estudos Demonstram Efeitos Analgésicos e Anti-Inflamatórios da Curcuma longa em Cães com Osteoartrite


Curcuma longa

Benefícios


Curcuma longa é uma substância aromática de origem vegetal (especiaria) com inúmeras atividades biológicas, anti-inflamatórias, antioxidantes e benefícios cardiovasculares.


Esses efeitos são devidos aos compostos diarilheptanoides, conhecidos como curcuminoides, considerados os principais princípios ativos da planta, embora sua biodisponibilidade se mostre pobre devido à escassa absorção, rápido metabolismo e eliminação sistêmica.

Curcuma longaModula a ação do citocromo P450Em particular, foi demonstrado que a planta possui a capacidade de inibir a atividade de CYP2A1 e CYP2B1.


Pesquisadores relataram uma atividade anti-inflamatória em relação à Curcuma longa, e uma possível sinergia com os anti-inflamatórios não esteroides mais comuns, aumentando assim sua ação anti-inflamatória sem aumentar a incidência de efeitos colaterais prejudiciais (MUSCO; VASSALOTTI; MASTELLONE; CORTESE et al., 2019).

 

Benefícios em Múltiplas Desordens

Estudos mostram que a curcumina apresenta potencial terapêutico em várias doenças crônicas inflamatórias, neurodegenerativas, cardiovasculares, neoplásicas, pulmonares, doenças hepáticas e autoimunes.




Estudo Comprova 

Curcumina Promove Efeitos Analgésicos e Anti-inflamatórios na Osteoartrite 


Estudo 1


Neste estudo realizado no Hospital Veterinário Unisul, foi avaliada a eficácia da curcumina como terapia adjuvante em um cão de grande porte, com idade de 13 anos, da raça Labrador, diagnosticado com osteoartrite secundária à displasia coxofemoral (FORTUNATO, 2018).

Em um primeiro momento o tratamento com sulfato 00 e o adjuvante curcumina, por um período de 10 dias consecutivos foi realizado.

Em um segundo momento, foi utilizado o mesmo tratamento anterior associado ao meloxicam, nos primeiros 5 dias, porém, este segundo tratamento teve duração de 30 dias.


Resultados:

ü  Obteve-se no primeiro tratamento (10 dias) melhora em 25% dos quesitos de avaliação clínica, em contrapartida, no segundo tratamento (30 dias) houve melhora em 75% dos quesitos;

ü  Na avaliação do dano aos lipídeos houve um pequeno incremento de 3%, não significativo, no primeiro período de avaliação; já no segundo momento, houve redução de 65% do estresse oxidativo, ambos estudos sem aparecimento de efeitos adversos.

 

Conclusão:

Conclui-se que a terapia com a curcumina pode ser uma grande aliada ao tratamento da osteoartrite em cães, com resultados analgésicos e anti-inflamatórios a longo prazo, sem efeitos colaterais.


Estudo 2


®     Outro estudo demonstrou que o tratamento adjuvante de curcumina a condroitina e glucosamina promoveu efeito positivo sobre os marcadores de estresse oxidativo e melhora dos parâmetros hematológicos e leucocitários (ADAM, 2017).


Referências

ADAM, A. Efeito da curcumina sobre os marcadores de estresse oxidativo em cães com osteoartrite. Medicina veterinária - Tubarão 2017.

 

FORTUNATO, D. B. Avaliação do tempo de tratamento e eficiência da curcumina como terapia adjuvante em cão com osteoartrite. Medicina veterinária - Tubarão 2018

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp