Derivado de Beta-Glucanos para o Reforço do Sistema Imune

Estudos Científicos
11/jul/2023

Reduz a Incidência e a Severidade das Infecções do Trato Respiratório em Maratonistas


Beta-Glucanos no Reforço do Sistema Imune

Imunomodulador Contra as Infecções do Trato Respiratório

 

As glucanas são polímeros de glicose, classificados de acordo com o tipo de ligação entre as cadeias, podendo ser a ou ß-glucanas. As ß-Glucanas são um grupo de polissacarídeos heterogêneo, que varia sua estrutura macromolecular de acordo com a sua fonte.


ß-glucanos são polissacarídeos constituintes estruturais da parede celular de leveduras, fungos e alguns cereais, que se diferenciam pelo tipo de ligação presente entre as unidades de glicose.


Uma importante fonte destes polissacarídeos é a parede celular de Saccharomyces cerevisiae, uma levedura amplamente empregada em processos industriais de fermentação.


ß-glucano é considerado um modificador da resposta biológica devido ao seu potencial imunomodulador, pois ao ser reconhecida por receptores celulares específicos tem habilidade de realçar a resposta imune do hospedeiro.


Wellmune®

Wellmune® é o polissacarídeo de levedura, cepa Saccharomyces cerevisiae, mais avaliado em estudos clínicos no mundo, padronizado em 75% de beta glucanos 1,3/1,6.

Wellmune® melhora a resposta do sistema imune inato. Após absorvido pela parede intestinal ocorre a fragmentação pelos macrófagos e em seguida a ligação aos neutrófilos.

 

Possíveis Mecanismos de Ação do Wellmune®

·       Efeitos sobre a imunidade humoral;

·       Aumento de células T totais, T helper, T citotóxicos e linfócitos;

·       Aumento da atividade funcional de fagócitos e linfócitos;

·       Aumento de IgM sérica e diminuição de IgA no soro e nas mucosas.



Estudo Comprova

Mah et al. (2020) conduziram um estudo que teve como objetivo examinar os efeitos da suplementação de Wellmune® nas infecções do trato respiratório superior em indivíduos maratonistas.


Resultados

Ø  Os pacientes tratados com Wellmune® reportaram significativamente menos dias com infecção do trato respiratório superior quando comparado com os indivíduos que receberam o placebo;

Ø  Os escores que medem a severidade dos sintomas do trato respiratório superior foram menores no grupo 1 quando comparado com o grupo 2;

Ø  Os sintomas que apresentaram menor incidência no grupo 1 foram relacionados com a secreção nasal e dor de garganta quando comparado com o placebo (p<0,05);

Ø  A média de dias perdidos de treino pós-maratona devido as infecções do trato respiratório superior foram significativamente mais baixas no grupo Wellmune® (máximo de 2 dias) quando comparado com o grupo placebo (máximo 10 dias).

 

Conclusão

A suplementação de Wellmune® diminuiu os dias com infecções do trato respiratório superior, a severidade da infecção e os dias sem treinar.


Referências bibliográficas

MAH, E. et al. Beverage Containing Dispersible Yeast ß-Glucan Decreases Cold/Flu Symptomatic Days After Intense Exercise: A Randomized Controlled Trial. J Diet Suppl. 2020;17(2):200-210. doi: 10.1080/19390211.2018.1495676. Epub 2018 Oct 31.

 




 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp