Dermatite Atópica Canina

Estudos Científicos
26/jul/2023

Utilização de Bio Ceramidyl Hair® no Manejo da Doença


Dermatite Atópica Canina

Mecanismos Envolvidos 

Semelhante às condições observadas em seres humanos, a dermatite atópica canina (DAC) é caracterizada pelo desarranjo dos corneócitos e desorganização de lípidos intercelulares no estrato corneo com  a diminuição dos níveis de ceramida.

 

Uma característica da DA é o comprometimento da barreira epidérmica da pele, que pode aumentar a perda de água transepidérmica (TEWL) e reduzir a hidratação da pele.


Ciclos Viciosos 

O comprometimento da barreira de pele aumenta o risco de sensibilização, levando a ciclos viciosos de sensibilização e inflamação adicional, trauma, e danos na pele.


Estudos Comprovam

As ceramidas são a classe mais importante de lipídios no estrato córneo (SC) e incluem numerosas espécies moleculares. O SC canino tem um perfil de ceramidas próximo ao relatado em humanos.


Evidências Sobre a Função Barreira

- Um estudo recente mostrou que a deficiência de ceramidas pode ser responsável pelo defeito da barreira lipídica que ocorre em cães com DAC;

- Em um estudo da composição lipídica intercelular usando cromatografia em camada fina, foi demonstrado que os níveis de ceramidas 1 e ceramidas 9 estavam diminuídos na pele não lesional de cães atópicos em comparação com controles saudáveis;

- Hidratantes contendo lipídios fisiológicos também podem melhorar a função de barreira. Devido à deficiência de ceramidas na pele atópica canina, espera-se que os hidratantes com ceramidas sejam mais benéficos para o tratamento da DAC.


Conclusão

Em conclusão, estes resultados demonstraram que o hidratante contendo ceramidas foi eficaz para o tratamento da disfunção da barreira da pele e sintomas de DAC.


Quer se tornar profissinal em Tratamentos de Dermatite Atópica? Clique aqui e saiba como!



Referências bibliográficas

JUNG, J. Y.; NAM, E. H.; PARK, S. H.; HAN, S. H. et al. Clinical use of a ceramide-based moisturizer for treating dogs with atopic dermatitis. J Vet Sci, 14, n. 2, p. 199-205, 2013.

PIEKUTOWSKA, A.; PIN, D.; RÈME, C. A.; GATTO, H. et al. Effects of a topically applied preparation of epidermal lipids on the stratum corneum barrier of atopic dogs. J Comp Pathol, 138, n. 4, p. 197-203, May 2008.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp