DHA na Função Cognitiva em Idosos

Estudos Científicos
26/abr/2021

Aumenta a Função Cognitiva e Melhora o Volume do Hipocampo


Uso de DHA na Melhora da Função Cognitiva em Pacientes Idosos

Protege o Tecido Cerebral contra o Envelhecimento e Diminuo o Estresse Oxidativo

A função cognitiva é um conjunto de habilidades complexas. Memória, raciocínio, atenção e coordenação psicomotora são apenas algumas das características que contribuem para a capacidade mental. 


DHA – Promove Aumento da Função Cognitiva em Pacientes Idosos



O sistema nervoso central tem a concentração mais alta de lipídios depois do tecido adiposo. Os ácidos graxos mais abundantes do cérebro são o DHA (ácido docosaexaenoico) e o ácido araquidônico encontrados principalmente nos fosfolipídios. O DHA é um componente estrutural das membranas celulares, o que inclui as membranas dos neurônios. Assim, os ômegas-3, especialmente o DHA, são essenciais no controle estrutural e funcional do tecido nervoso.

O DHA altera a fluidez da membrana ao deslocar o colesterol da membrana neuronal, e cujas consequências incluem uma melhor funcionalidade da célula e uma menor suscetibilidade a injúrias e morte.

Outras funções cerebrais incluem o aumento no número e afinidade de receptores, melhora da  funcionabilidade nos canais de íons, modificações na atividade das enzimas que se ligam as membranas, alterações na produção e atividade de neurotransmissores e modulação da expressão de genes de proteínas envolvidas nos processos de sinalização e fatores de crescimento neuronal. A suplementação de DHA foi responsável, em modelos animais, por aumentos nos níveis de acetilcolina um dos principais neurotransmissores afetados pela doença de Alzheimer.

O estresse oxidativo está assim envolvido na patologia da doença de Alzheimer e pode exacerbar os processos de degeneração neuronais. O DHA parece aumentar a atividade da glutationa redutase, enzima antioxidante, e diminuir os níveis de espécies reativas de oxigênio.

Vega-DHA™

Obtido naturalmente de algas verdes, o Vega-DHA™ é uma tendência em suplementação com DHA. Este produto é vegano e livre de metais pesados, também traz a vantagem de não gerar desconfortos durante sua digestão.


Estudo Comprova

DHA Melhora a Função Cognitiva em Indivíduos Idosos

Esse estudo conduzido por Zhang et al. (2017) teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de DHA na função cognitiva e na atrofia do hipocampo em indivíduos idosos com declínio cognitivo. 

Resultados:

Ø  Os níveis séricos de DHA foram mais elevados no grupo intervenção (+3,85%) comparado com o grupo placebo (+1,06%);

Ø  As medidas de covariância mostraram que, após o período de 12 meses de tratamento, apresentou diferenças significativas nos escores do Full-Scale Intelligence Quotient (p=0,039), informação (p=0,000) e raciocínio (p=0,000) entre os grupos 1 e 2;

Ø  Houve diferenças nos volumes do hipocampo direito e esquerdo entre os grupos tratados com DHA e placebo.

Conclusão:

Esses resultados sugerem que o DHA por doze meses em idosos com declínio cognitivo melhora de maneira significativa e diminui a progressão da atrofia do hipocampo. 


Referências:

ZHANG, YP. et al. Effects of DHA Supplementation on Hippocampal Volume and Cognitive Function in Older Adults with Mild Cognitive Impairment: A 12-Month Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Alzheimers Dis. 2017;55(2):497-507.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp