Diferenças entre Antocianinas e Proantocianidinas

Ativos
04/ago/2017

Departamento Científico da Consulfarma responde


Gostaria de saber se as Antocianinas e Proantocianidinas são a mesma coisa?

Não, embora ambas sejam pertencentes ao grupo dos flavonoides elas são diferentes.

As antocianinas são encontradas principalmente nas cascas das uvas vermelhas e de outras frutas de coloração roxa/vermelha. Constituem uma fração não energética da dieta do ser humano e estão relacionadas com importantes atividades biológicas. Seus efeitos benéficos em relação à nutrição e saúde estão relacionados às suas propriedades antioxidantes, pois são carreadores diretos de radicais livres e desta forma desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, modulação da inflamação, inibição da agregação plaquetária, prevenção do câncer e de sua progressão.

As proantocianidinas são reconhecidas por sua elevada atividade antioxidante. Sua indicação no tratamento das veias varicosas também é bem estabelecida. A maior concentração conhecida de proantocianidinas ocorre na semente da uva Vitis vinifera (95%) e a segunda maior, (80-85%) na casca de pinheiro.


Envie-nos suas dúvidas em contato@consulfarma.com com o título "Pergunta Blog" ou através de nossa página no Facebook.


Autor(a)

Letícia Oliveira
Letícia Oliveira
Farmacêutica Consultora Técnica Consulfarma

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Cosmética e com MBA em Cosmetologia. Atua na área de Farmácia Magistral ao longo de sua carreira. Trabalha como Consultora Técnica na Consulfarma e no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa há mais de 9 anos. Integrante do Corpo Docente do Instituto de Cosmetologia.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp