Disfunção Cognitiva Canina

Estudos Científicos
11/mar/2022

Uso da Selegilina e Outras Opções de Tratamento


Disfunção Cognitiva Canina

Características


Com o aumento progressivo da expectativa de vida dos cães domésticos devido aos avanços da medicina veterinária, doenças neurodegenerativas são cada vez mais frequentes. 


Disfunção Cognitiva

O termo síndrome da disfunção cognitiva é utilizado para se referir à deterioração das habilidades cognitivas não-decorrentes a partir de condições clínicas, mas como consequência de um processo degenerativo do sistema nervoso central, além de possuir características semelhantes ao Alzheimer humano (TEIXEIRA, 2012).

Estudos de doenças neurodegenerativas em animais mostraram fortes semelhanças entre disfunção cognitiva em cães e AD humana e entre AD em humanos e a maioria dos outros primatas.

A disfunção cognitiva canina (CCD), também conhecida como síndrome da disfunção cognitiva canina (CDS) ou demência canina, afeta até 60% dos cães mais velhos, principalmente cães com mais de 11 anos.

A prevalência de CCD não difere entre as raças e não há diferenças específicas entre ELAS nos sinais clínicos ou patologia da doença. No entanto, como raças de cães maiores têm vida útil mais curta do que as menores, os sinais clínicos de CCD são mais frequentemente observados e relatados em cães menores.




Disfunção Cognitiva Canina

Diagnóstico e Tratamento

 

É importante o reconhecimento precoce dos sinais de envelhecimento cognitivo e, em particular, da disfunção cognitiva em cães de estimação idosos para melhorar a saúde e o bem-estar dos cães, para assim manter o vínculo com o dono do cão (CHAPAGAIN; RANGE; HUBER; VIRÁNYI, 2018).


Diagnóstico

 

A disfunção cognitiva é um diagnóstico de exclusão, pois muitas condições dolorosas e problemas de saúde podem apresentar sinais semelhantes.


Selegilina


Atua como um inibidor da monoamina oxidase B (MAOB), reduzindo assim a degradação de vários neurotransmissores no cérebro e pode ter efeitos neuroprotetores nos neurônios dopaminérgicos, noradrenérgicos e colinérgicos. A selegilina foi o primeiro agente terapêutico aprovado para uso em cães com base em resultados de testes neuropsicológicos, assim como ensaios clínicos. Foi relatado que selegilina (L-deprenil), um inibidor da monoamina oxidase do tipo B, prolonga a sobrevivência de cães idosos e, em alguns casos, melhora a memória operacional visuoespacial (PRPAR MIHEVC; MAJDIC, 2019).


Clomipramida 


Antidepressivos também podem ser usados ??para tratar a ansiedade e agressão que podem acompanhar o CCD.A clomipramina é um antidepressivo comumente prescrito para cães com ansiedade, mas todos são tratamentos sintomáticos e não tratam a doença em si. 


S-adenosilmetionina 


A suplementação de tosilato de S-adenosilmetionina foi relatada como segura e eficaz na melhora dos sinais de declínio mental relacionado à idade em cães (ANDRADE, 2017)


Referências


ANDRADE, S. F. Manual de Terapêutica Veterinária.  2017.

 

PRPAR MIHEVC, S.; MAJDIC, G. Canine Cognitive Dysfunction and Alzheimer's Disease - Two Facets of the Same Disease? Frontiers in neuroscience, 13, p. 604-604, 2019.

 

TEIXEIRA, H. O. Síndrome da Disfunção Cognitiva em Cães. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2012.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp