Doença Renal Crônica

Estudos Científicos
30/mar/2023

Gerenciamento da Anorexia com Mirtazapina


Doença Renal Crônica

Tratamento

 

A doença renal crônica (DRC) é uma importante enfermidade presente com grande frequência na clínica de pequenos animais, é progressiva, irreversível e não tem cura. 

A causa de base da DRC na maioria das vezes já não está presente quando a doença é diagnosticada e a redução na função renal provoca intenso desequilíbrio na homeostase do organismo.


Seu tratamento é, portanto, um desafio para os médicos veterinários, que devem compreender os desdobramentos da doença e suas consequências para tratá-la, evitar a progressão da doença e aumentar o tempo de sobrevida do paciente com qualidade.

 

Tratamento

à O principal tratamento é o nutricional, incluindo a mudança da dieta manutenção de um bom escore de condição corporal;

à Também é importante manter a hidratação e correção dos distúrbios eletrolíticos e ácido-base, tratar a hipertensão arterial, proteinúria, hiperfosfatemia, anemia, hipovitaminose D, anormalidades gastrintestinais e infecções concomitantes;

à Outros tratamentos promissores, mas ainda pouco disponíveis são a hemodiálise, diálise peritoneal e o transplante renal;

à Tratamentos complementares também devem ser utilizados de acordo com os sinais clínicos e a realidade de cada paciente.

à Para controle de vômitos pode-se utilizar mirtazapina (cães 15 a 30mg VO SID e gatos 1,875 a 3,75 mg VO a cada 48 ou 72 horas), metoclopramida (cães e gatos 0,1 a 0,5mg/kg QID ou BID) (LIVIA DE QUEIROZ 2013).

 

Mirtazapina 

Mirtazapina é um antidepressivo tetracíclico antagonista dos receptores serotoninérgicos (5 HT3, 5 HT2 e 5 HT1) e dos receptores alfa 2, com propriedades antieméticos, ansiolíticas e antidepressivas.

Em gatos: antiemético e estimulante de apetite

Em cães: seu uso ainda é empírico como antiemético



Estudos Compovam

Evidência 1

A anorexia é definida como falta total ou parcial de apetite . Normalmente é secundária a algum problema sistêmico, como distúrbios gastrointestinais, renal, hepático, pancreático ou oncológicos. Portanto, o objetivo desse relato foi verificar o efeito estimulante do apetite, além de possíveis efeitos colaterais da mirtazapina em um gato acometido por co-morbidades, apresentando vômito e anorexia.

Resultados

ü  Embora vários agentes tenham sido usados historicamente para a estimulação do apetite, devido a potenciais efeitos colaterais e/ou falta de eficácia, atualmente, a ciproheptadina e a mirtazapina podem ser recomendadas para uso, estimulando o apetite e podendo dispensar meios mais intensivos de suporte nutricional.


Outras Evidências

ü  Um estudo avaliou os efeitos da mirtazapina sobre o peso corporal, apetite e vômito em gatos com DRC e observaram que nos gatos tratados com mirtazapina em comparação com o grupo placebo, houve aumento estatisticamente significativo do apetite, da atividade e uma diminuição significativa no vômito e também houve ganho de peso corporal;

ü  Em outro estudo, os autores quiseram determinar os efeitos adversos mais comuns relatados e a dose associada a esses sinais da mirtazapina em felinos e observaram que os efeitos adversos mais comuns foram vocalização, agitação, ataxia, inquietação e tremores. No entanto, esses sinais foram associados a uma dose de 15 mg. Nesse sentido, os autores concluíram que a dose de 1,88 mg/gato é mais apropriada para estimular o apetite e ao mesmo tempo, limitar a toxicidade;

ü  Em outro estudo, foram avaliados 68 gatos com diversas patologias e os autores relataram que nenhum efeito colateral atribuído à mirtazapina foi documentado durante o curso do estudo e todos os animais voltaram a comer.

Conclui-se que a mirtazapina na dose de 1,88 mg/gato é segura e capaz de estimular o apetite em gatos. No entanto, o uso da medicação não exclui a necessidade de determinar o diagnóstico da afecção primária que leva ao sintoma e o tratamento da causa base.


Referências

LIVIA DE QUEIROZ , L. TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA EM PEQUENOS

ANIMAIS. GOIÂNIA: UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS

ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

PACS, B.; ARM, F.; JP, V.; AP, M. et al. Resolução da anorexia após tratamento com mirtazapina em gato diagnosticado com

doença renal crônica e tríade felina – Relato de Caso. COMFEL 2018 - Congresso Medvep Internacional de Medicina Felina 2018.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp