Eczema em Crianças: Usar sabonete ou não usar?

Estudos Científicos
15/jul/2021

Confira detalhes sobre o uso de sabonetes e a recomendação dos dermatologistas

Este recente estudo feito por pesquisados Japoneses afirma que não há diferença em tomar banho usando sabonete ou usando apenas água em pacientes com eczema.


O termo eczema é frequentemente relacionado com dermatite. Quando o termo eczema é usado sozinho, ele geralmente se refere a dermatite atópica. E segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. Inicialmente uma vermelhidão, mas que pode evoluir pra pápulas, exsudação e crosta.


Mas já que comecei pela conclusão do estudo, vamos aos vieses, que aliás, os próprios pesquisadores levantam na publicação.


As crianças foram divididas em 2 grupos, durante 8 semanas, o primeiro lavou os braços e pernas apenas com água e o segundo grupo usou sabonete. Aqui já existe uma variável muito importante, pois todos os participantes mantiveram os sabonetes que já usavam normalmente, portanto não houve uma padronização em relação a formulação de sabonete, mas a meu ver a grande maioria, por serem portadores de dermatite, provavelmente usavam produtos com surfactantes mais suaves. Além disso, os banhos eram dados ou pelos pais ou na ausência deles, sem a presença dos pais, o que nos leva a crer que não houve uma padronização no tempo de contato do produto com a pele.


Mas considerando que não houve diferença nos parâmetros avaliados, esse estudo novo é um forte indício de que o uso de sabonetes em pacientes com eczema pode ser um hábito comum, mas como sempre, vou contribuir com uma formulação livre dos principais alérgenos presentes em sabonetes para quem deseja fazer uma espuma bem suave para usar em peles sensibilizadas. Lembrando que esse artigo só tem o abstract liberado - no estudo completo eu paguei 14 dólares.


Amisoft ECS-22 5%

K-noa Foam 5%

Glicerina 5%

Spectrastat 0,8%

Ácido cítrico qs pH 5,86

Água qsp 100%

Acondicionar em embalagem espumógena


Abraços

Lucas Portilho

16º Congresso Consulfarma

O maior evento do mercado magistral: nessa jornada, sua missão será acompanhar as inovações no 16º Congresso Consulfarma.
Clique Aqui

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa musculoesquelética não inflamatória de causa desconhecida.

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade