Efeito da Mini-pulsoterapia Oral com Betametasona no Vitiligo

Estudos Científicos
25/dez/2023

Apresentou Maior Taxa de Repigmentação Quando Comparada a Administração de Azatioprina


Vitiligo

Tratamento com Betametasona

O vitiligo é uma doença cutânea adquirida, idiopática, caracterizada por máculas branco-nacaradas de diferentes tamanhos e formas, com tendência a aumentar centrifugamente de tamanho. Pode acometer todas as raças, ambos os sexos e surgir em qualquer idade, com média de aparecimento ao redor dos 20 anos.


Existem diferentes opções de tratamento que incluem terapias farmacológicas tópicas e orais, diferentes modalidades de fototerapia, procedimentos cirúrgicos, medidas cosméticas e psicoterapia. No entanto, a doença é frequentemente refratária aos vários tipos de tratamento.

 

Tratamento

Ø  As opções terapêuticas incluem corticosteroides tópicos e sistêmicos, inibidores da calcineurina, calcipotriol, fototerapia e Excimer laser.

 

Ø  A terapia com corticosteroides é a mais comum, mas há a preocupação com seu uso prolongado, podendo causar atrofia, telangiectasia, hipertricose e acne.

 

Azatioprina e Betametasona nas Doenças Autoimunes

A azatioprina inibe diversas vias da biossíntese de ácidos nucleicos, o que impede a proliferação de células envolvidas na determinação e na ampliação da resposta imunológica. Já betametasona é um fármaco anti-inflamatório de classe dos corticoides.


Estudo Comprova

Esse estudo randomizado e comparativo conduzido por (Patra et al., 2021) teve como objetivo comparar a eficácia e segurança do uso da betametasona na forma de terapia de minipulso oral com a azatioprina oral na melhora da repigmentação do vitiligo.  


Resultados

ü  Após 6 meses, 2, 2 e 9 pacientes no grupo que recebeu betametasona tinham mais de 20%, 10%-20% e 5%-10% de repigmentação, respectivamente;

ü  Já no grupo que recebeu azatioprina, apenas 2 pacientes apresentaram de 10%-20% de repigmentação, com os pacientes restantes apresentando nenhuma ou menos de 5% de repigmentação.

 

Conclusão

Os resultados deste estudo apontaram a eficácia da betametasona OMP e da azatioprina. No entanto, a azatioprina demonstrou ser inferior à OMP em interromper a progressão e induzir a repigmentação.


Referências bibliográficas

Patra, P. et al. A randomized comparative study of the effect of betamethasone oral mini-pulse therapy versus oral azathioprine in progressive nonsegmental vitiligo. J Am Acad Dermatol. 2021 Sep;85(3):728-729. doi: 10.1016/j.jaad.2019.03.025. Epub 2019 Mar 16.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp