Efeitos da Cafeína e TeaCrine

Estudos Científicos
10/dez/2023

Melhora a Resistencia Física e o Desempenho Cognitivo em Praticantes de Atividades Físicas


A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é um dos suplementos mais comumente pesquisados ??e tem um suporte considerável para efeitos ergogênicos em uma ampla variedade de esportes. Atua como um inibidor competitivo da adenosina, regulando os ciclos de sono / vigília ligando-se aos receptores de adenosina para bloquear suas ações. Aumenta as concentrações de neurotransmissores, como dopamina e serotonina, melhorando a concentração, humor e fadiga.


Além dos efeitos psicofisiológicos, a cafeína demonstrou produzir efeitos ergogênicos importantes ??na capacidade aeróbia. Muitas das evidências que comprovam esse efeito referem-se ao desempenho melhorado em contra-relógio em ciclistas e tempo de corrida até a exaustão em corredores de longa distância.

 

 

TeaCrine®

A teacrina (ácido 1,3,7,9-tetrametilúrico) é um composto desenvolvido recentemente que atua de maneira semelhante a cafeína e, portanto, pode ser promissor, visto que tem um início de ação mais longo em aproximadamente 2 horas e demonstrou aumentar o humor e as medidas subjetivas de função cognitiva sem efeitos colaterais adversos ou habituação.


A teacrina parece atuar como um antagonista do receptor de adenosina, então suponha-se que o uso de TeaCrine® pode mimetizar e fornecer efeitos mais duradouros do que a cafeína, sem o declínio acentuado na eficácia que geralmente ocorre conforme a concentração de cafeína diminui no corpo.


Estudo Comprova

O objetivo deste estudo duplo-cego controlado por placebo conduzido por Marissa L. Bello et al. (2019) foi determinar e comparar os efeitos do Teacrine® e da cafeína no desempenho cognitivo e no tempo de exaustão durante uma simulação de jogo de futebol em atletas masculinos e femininos de alto nível.


Resultados

ü  O grupo TeaCrine® apresentou um aumento médio de 27% no Tempo de Corrida até a Exaustão (TTE) (TTE TCr ?= 245,9 ± 142,3 s, ES TCr ?= 0,43, P ?= 0,052). O grupo cafeína aumentou em média 32% (TTE Caf ?= 255,4 ± 189,1 s, ES Caf ?= 0,41, P ?= 0,139), enquanto o grupo TeaCrine® + cafeína mostrou um aumento médio de 38% (TTE TCr + Caf ?= 267,0 ± 175,7 s, ES TCr + Caf ?= 0,51, P ?= 0,051);

ü  Mais de 70% dos indivíduos tiveram seu TTE mais longo nas condições TeaCrine® + cafeína (45,8%) ou cafeína (25%);

ü  O grupo cafeína e o grupo TeaCrine® + cafeína produzem alguns benefícios cognitivos modestos, particularmente após a primeira metade da partida de futebol simulada. Esses efeitos não foram observados no grupo que suplementou apenas TeaCrine®.

 

Conclusão

Os resultados sugerem que o TeaCrine® + Cafeína impactam favoravelmente na resistência física e no desempenho cognitivo quando comparado aos outros testes.  


Referências bibliográficas

Marissa L Bello 1, Alan J Walker 1, Bridget A McFadden 1, David J Sanders 1, Shawn M Arent 2 The effects of TeaCrine® and caffeine on endurance and cognitive performance during a simulated match in high-level soccer players J Int Soc Sports Nutr. 2019 Apr 18;16(1):20. doi: 10.1186/s12970-019-0287-6.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp