Efeitos dos Metais Pesados sobre os Componentes Cutâneos

Estudos Científicos
18/nov/2022

Agem como Aumentadores do Envelhecimento Extrínseco


Metais Pesados e o Tecido Cutâneo

Promovem Efeitos Nocivos nas Proteínas Responsáveis pela Coesão entre os Queratinócitos

 

Muitas pessoas conhecem os efeitos prejudiciais da poluição ambiental sobre a saúde, principalmente no trato respiratório, mas poucos conhecem seus efeitos na pele. Pesquisas recentes mostram que as partículas em suspensão no ar conseguem penetrar na pele e em conjunto com a radiação ultravioleta produz estresse oxidativo e inflamação que futuramente acelera o aparecimento de rugas e linhas de expressão, pigmentação e até câncer de pele.


Metais Pesados e Pele

Os metais pesados podem afetar o tecido cutâneo de diferentes formas. A pele é a primeira barreira de defesa e também o primeiro órgão que entra em contato com essas substâncias.

O cádmio e níquel, por exemplo, levam ao estresse oxidativo, lesão de DNA e alteração em proteínas da pele. O níquel, especialmente, leva a um aumento das colagenases, resultando em maior quebra das proteínas da matriz extracelular e consequente perda da elasticidade. Pode causar alergias e redução da proliferação de queratinócitos.

 

O que Acontece com a Pele Exposta a Metais Pesados?

Pesquisadores franceses usaram um modelo ex vivo para avaliar o efeito de uma combinação de metais pesados (níquel, chumbo, mercúrio e cádmio) sobre o tecido cutâneo. Foram encontradas diferenças significativas na morfologia da pele exposta aos metais pesados:

 

· Espongiose (edema intercelular);

· Cariopinose: condensação irreversível da cromatina no núcleo de uma célula em necrose ou apoptose;

· Desprendimento de células da epiderme;

· Redução da densidade de colágeno.

 

O aumento do estresse oxidativo foi uma das principais causas do desencadeamento dos fenômenos descritos acima.

 

Por que Metais Pesados Danificam a Barreira Cutânea?

 

O principal motivo descoberto pelos pesquisadores foi a dramática redução de desmogleina e loricrina, duas proteínas importantes que garante a adesão entre os queratinócitos e controlam o processo de descamação. Uma vez que os metais pesados desregulam essas proteínas, a pele, pra ser mais específico a epiderme, perde a capacidade de manter o turnover celular de forma sadia.




Metais Pesados e Sistema Antioxidante

A Exposição aos Poluentes Ambientais Danificam as Defasas Antioxidantes da Pele

 

Contra o estresse oxidativo, nossas células tem um sistema de formação de antioxidantes endógenos, como glutationa peroxidase, catalase, superóxido dismutase e metalotioneína. Na presença de metais pesados, esperaríamos um aumento desse sistema de defesa para combater dano oxidativo, mas o que os pesquisadores mostraram foi uma redução da capacidade de formação do nosso sistema redox de defesa. 


Como Evitar o Contato desses Metais com a Pele?

Existem algumas estratégias que podem ser usadas para diminuir o impacto de poluentes com a pele. Criar um filme protetor, uma barreira física que impede o contato dos poluentes com a pele. Mesmo com a proteção do filme físico, parte desses metais podem chegar até a pele e neste caso, recomenda-se o uso de antioxidantes para combater as espécies reativas de oxigênio formadas. Outra importante forma de combater os efeitos deletérios dos poluentes ambientas é aumentar as defesas antioxidantes endógenas.


Referências:

CHAVATTE, L. et al. Elemental and molecular imaging of human full thickness skin after exposure to heavy metals. Metallomics. 2020 Aug 27. doi: 10.1039/d0mt00121j. Online ahead of print.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp