Eficácia do Ácido Kójico no Gerenciamento do Melasma

Estudos Científicos
30/mai/2023

Diferentes Combinações para Clareamento da Pele


Melasma

Mecanismo de Ação do Ácido Kójico

 

 

A melanina é um pigmento produzido no interior dos melanócitos. Ela é sintetizada a partir da tirosina em um processo complexo na presença de tirosinase e, após empacotamento em melanossomas, imigram para os queratinócitos, as principais células epidérmicas.


A tirosinase é a enzima central na biossíntese da melanina.


Um fator de transcrição importante para a tirosinase é o fator de transcrição associado à microftalmia (MITF), que aumenta a expressão da tirosinase quando regulado positivamente e está envolvido na pigmentação, proliferação e sobrevivência dos melanócitos. O acúmulo de tirosinase e melanina nas células leva ao melasma e à hiperpigmentação.


Ácido Kójico

É um subproduto derivado de várias espécies de fungos, incluindo Aspergillus e Penicillium, é um agente clareador de pele bem conhecido usado para o tratamento de melasma. O ácido kójico atua como um inibidor competitivo da tirosinase por meio da quelação de cobre no sítio ativo

Além disso, outras evidências demonstraram que o ácido kójico tem potencial inibidor da atividade celular do NF-?B em queratinócitos humanos. A ativação do NF-?B está provavelmente envolvida no efeito antimelanogênico induzido pelo ácido kójico



Estudos Comprovam 

Um estudo avaliou os efeitos do ácido kójico, ácido tranexâmico e niacinamida na melhora da discromia facial


Resultados

ü  Uma melhora significativa no aparecimento da hiperpigmentação pós-inflamatória, hiperpigmentação, melasma, textura da pele e homogeneidade do tom de pele foi observada a partir da semana 2 e continuou até a semana 12;

ü  O índice de melanina, medido pelo Mexameter®, demonstrou uma diminuição significativa na semana 12 em comparação tanto para linha de base pré-tratamento e controle.

 

Conclusão

 

Os resultados sugerem que o produto contendo ácido kójico, ácido tranexâmico e niacinamida é uma opção de tratamento eficaz e bem tolerada para tratar condições hiperpigmentares, incluindo o melasma.


Estudo 2

Um outro estudo avaliou a eficácia e segurança da combinação tópica de de hidroquinona, ácido kójico e vitamina C em creme para a melhora do melasma (SRIVASTAVA; JOHN; TAM; FIROZ, 2020).


Resultados

ü  O tratamento com esta combinação de creme tópico resultou em uma redução média de 63,77 ± 22,10 por cento nas pontuações Melasma Area and Severity Index (MASI) antes e depois do tratamento (p = 0,0002);

ü  Nenhum evento adverso significativo foi relatado pelos pacientes ou observado por médicos, incluindo dermatite de contato irritante ou alérgica, eritema, queimação, hipomelanose, hiperpigmentação ou ocronose exógena.

 

Conclusão

Os resultados desse estudo indicam que a combinação pode fornecer uma opção alternativa de tratamento para o melasma.


Referências bibliográficas

DESAI, S.; AYRES, E.; BAK, H.; MANCO, M. et al. Effect of a Tranexamic Acid, Kojic Acid, and Niacinamide Containing Serum on Facial Dyschromia: A Clinical Evaluation. J Drugs Dermatol, 18, n. 5, p. 454-459, May 1 2019.

ESLMIFAR, M.; KHEZRI, K.; SAEEDI, M. Kojic acid applications in cosmetic and pharmaceutical preparations. Biomedicine & Pharmacotherapy, 110, p. 582-593, 02/06 2019.

LEE, M.; PARK, H. Y.; JUNG, K. H.; KIM, D. H. et al. Anti-melanogenic Effects of Kojic Acid and Hydroxycinnamic Acid Derivatives. Biotechnology and Bioprocess Engineering, 25, n. 2, p. 190-196, 2020/04/01 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp