Escolha correta do material de Visitação Médica

Gestão e Marketing
18/mar/2021

Você está escolhendo corretamente o material de Visitação Médica?


Entendendo a necessidade do prescritor

Em primeiro lugar, precisamos entender a necessidade do prescritor em relação às patologias que ele atende no dia-a-dia.

Saber quais são as principais queixas dos seus pacientes, suas dores e como podemos auxiliá-lo na hora de prescrição.

Assim que entendermos as necessidades, devemos direcionar a nossa propaganda para obtermos os melhores resultados.

Não tem nada pior do que levar um ativo/produto que não esteja de acordo com o potencial prescritivo. O prescritor não vai nos receber bem e, muitas vezes, deixar avisado para a secretária que não somos bem-vindos, pois não trazemos informação relevante.

Um exemplo disso é quando levamos para um Dermatologista que só trabalha com procedimentos estéticos, produtos para o tratamento de psoríase. Não está de acordo com o perfil dele e, portanto, não vai se interessar pela nossa propaganda.

 

Escolha do material adequado

A partir do momento que fizermos a pesquisa no prescritor, devemos escolher o material de acordo com o estoque de ativos da nossa farmácia.

Não podemos divulgar fórmulas que não tenhamos os ativos e deixar para comprar depois que o médico começar a prescrever. O paciente não quer ficar esperando, vai procurar em outra farmácia ou solicitar ao prescritor que mude o ativo/produto.

Então, muita atenção na escolha do que vai divulgar, confirme estoques de matérias-primas e disponibilidade para compras imediatas, caso seja necessário.

O ideal é que, quando fizer a escolha do material que vai divulgar, esta escolha seja feita numa reunião de departamentos com todas as equipes envolvidas no processo de fabricação e venda.

 

Divulgação em conjunto com todos os departamentos

Tudo o que o seu visitador médico levar para os prescritores, todos os departamentos devem estar cientes.

Esta divulgação em conjunto será o sucesso da propaganda. Todos os departamentos falando a mesma linguagem e passando todas as informações para os clientes.

Faça uma reunião com as equipes: atendimento e tele atendimento, explique todos os diferenciais dos ativos/produtos divulgados para quando o cliente vier na farmácia todas as dúvidas e objeções possam ser sanadas com o máximo de argumentos e explicações, não deixando margem para erros e mal-entendidos.

 

O que deve conter esse material de divulgação

Os prescritores prestam atenção em materiais que contenham estudos com embasamento científico.

O material precisa ser atrativo, colorido, com esquemas de mecanismo de ação e fotos do antes e depois.

Os estudos científicos precisam explicar a metodologia, quantidade de voluntários, faixa etária e porcentagem de melhora.

O material precisa mostrar para quais pacientes o prescritor pode indicar, a posologia e o modo de usar.

Muito importante levar também o valor das fórmulas apresentadas, para que o prescritor saiba para quais pacientes ele poderá prescrever.

 

Como apresentar para o médico

Imprimir o paper completo com o logo da farmácia na primeira visita. Este material é completo com os estudos e as diversas formulações. Colocar em uma pasta de cartolina da farmácia.

Em caso de revisita, o ideal é levar o paper resumido.

Na hora de apresentar ao médico, seguir o seguinte esquema:

1- Nome do ativo/produto;

2- Chamada principal do paper com a indicação do produto;

3- Apresentar o estudo científico: metodologia, número de voluntários e resultado;

4- Indicação do ativo/produto e para quais pacientes poderá indicar;

5- Posologia;

6- Modo de usar;

7- Preço.

Certificar-se sempre se o médico compreendeu a indicação, posologia e modo de usar, fazendo perguntas para confirmar e esclarecer alguma dúvida, caso seja necessário.

A propaganda, para ter sucesso e aumentar as prescrições na sua farmácia, precisa encantar o prescritor. Ele precisa sentir a necessidade de prescrever os seus ativos/produtos para os seus pacientes de acordo com as suas dores.

Só assim, o seu visitador médico poderá ter certeza que realmente está realizando um trabalho de qualidade e sendo reconhecido pelos prescritores.

 

Autor(a)

Cristiane Marques
Cristiane Marques
Gerente de Visitação Médica e Head do projeto IN Visit

Especialista em propaganda médica e treinamento de equipe de atendimento, Cristiane é formada em Relações Públicas, tendo cursado especialização em Cosmetologia Clínica e Dermocosméticos. Já visitou empresas em Paris e Mônaco para participar de cursos de como Meyer e Exymol, e construiu boa parte de sua carreira com cosmetologia dentro da área de dermocosméticos, perfumaria seletiva e estética profissional. Na AdaTina, foi gerente de Treinamentos em território nacional por 7 anos, e em 6 anos contemplou a gerência de todo departamento de propaganda médica da marca. São mais de 25 anos atuando na área cosmética, com passagens por grandes marcas do setor dentro e fora do Brasil. Atualmente, é detentora do projeto In Visit Consultoria em parceria à Consulfarma, onde atua como Gerente de Propaganda Médica.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp