Estudo de Revisão Demonstra os Benefícios do Green tea em Pacientes com DM2

Estudos Científicos
03/dez/2023

Aumenta as Concentrações de Adiponectina


Green tea no Diabetes Tipo II

Aumenta os Níveis de Adiponectina

 

O Diabetes mellitus, caracterizado por hiperglicemia crônica devido à secreção de insulina prejudicada e / ou resistência à insulina, é um dos distúrbios metabólicos mais comuns associados com morbidade e mortalidade significativas. A ocorrência desta condição em adultos foi estimada em 8,4% em 2017 e com previsão de aumento para 9,9% em 2045, tornando-se um grande problema de saúde mundial.

Várias citocinas secretadas por adipócitos estão implicadas no desenvolvimento da obesidade e da resistência à insulina em diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

 

Adiponectina

 A Adiponectina é uma citocina com atividades imunológicas que é produzida por adipócitos. Sua redução está associada a doenças relacionadas à obesidade, como resistência à insulina, DM2 e doenças cardiovasculares (DCV).

 

A adiponectina aumenta a sensibilidade à insulina por meio de vários mecanismos:

 

®    Aumenta a translocação intracelular do transportador de glicose tipo 4 (GLUT4) para a membrana plasmática nos músculos, que são mediados por receptores de adiponectina (AdipoR1 e AdipoR2);

®    Dificulta a gliconeogênese ao inibir a enzima hepática fosfoenolpiruvato carboxilase;

®    Inibe a síntese de ácidos graxos e estimula sua oxidação;

®    Aumenta a expressão do substrato do receptor de insulina hepática (IRS-2) por meio da via dependente de interleucina-6 (IL-6) derivada de macrófagos.



Estudo Comprova

Estudo de revisão conduzido por Omid Asbaghi et al., (2020) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de green tea nas concentrações séricas de adiponectina em pacientes com DM2.


Resultados

·       Na busca inicial, 1.010 registros potenciais foram identificados e 5 foram incluídos dentro dos critérios de inclusão;

·       A suplementação de green tea aumentou significativamente as concentrações de adiponectina em comparação com os grupos controle (WMD: 0,95 lg / ml, IC 95%: 0,52, 1,35, p <0,001);

 

Conclusão

Os pesquisadores observaram que a suplementação com green tea aumentou significativamente as concentrações de adiponectina em comparação com os grupos de controle em DM2. Os resultados sugerem um benefício potencial para melhorar os perfis glicêmico e inflamatório em pacientes com DM2.


Referências bibliográficas

Asbaghi O, Fouladvand F, Ashtary-Larky D, Bagheri R, Choghakhori R, Wong A, Baker JS, Abbasnezhad A. Effects of green tea supplementation on serum concentrations of adiponectin in patients with type 2 diabetes mellitus: a systematic review and meta-analysis. Arch Physiol Biochem. 2020 Nov 20:1-8. doi: 10.1080/13813455.2020.1846202. Epub ahead of print. PMID: 33216644.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp