Estudos Comprovam os Benefícios do Resveratrol na Cognição e Neuroproteção

Estudos Científicos
01/ago/2022

Promove Melhora da Memória, Cognição e Função Cerebrovascular

Resveratrol

Benefícios na Cognição e Neuroproteção


O resveratrol (3,5,4´-trihidroxiestilbeno) pertence a uma família de compostos polifenólicos conhecidos como estilbenos e é uma das fitoalexinas (grupo de substâncias de baixa massa molecular com atividade antimicrobiana) produzida pelas plantas como resposta de defesa a estímulos exógenos, como radiação UV, estressores químicos e, principalmente, infecções microbianas.



Mecanismos do Resveratrol Envolvidos na Melhora da Cognição

1.    Modula a expressão e atividade da sirtuína 1 (SIRT1)

Ao induzir SIRT1, o resveratrol pode promover o crescimento de neurites e aumentar a plasticidade neural na região do hipocampo.

 

Em ratos com padrão semelhante à doença neurológica de Alzheimer (DA), a ativação de SIRT1 pelo resveratrol atenuou a hiperfosforilação da proteína tau induzida por estreptozotocina.

 

2.    Induz a neurogênese e biogênese mitocondrial

Esses efeitos ocorrem pelo aumento da proteína quinase ativada por AMP (AMPK), que é conhecida por estimular a diferenciação neuronal e a biogênese mitocondrial em neurônios.

 

Estudo in vitro demonstrou que o resveratrol atenuou o dano oxidativo induzido por Aß e o decréscimo de proteínas essenciais para plasticidade e maturidade sináptica. Além disso, o resveratrol também pode melhorar o acoplamento neurovascular em modelo de DA.

 

3.    Aumento dos níveis de serotonina na glândula pineal, hipocampo e estriado, e de noradrenalina e dopamina no hipocampo e no estriado, respectivamente

Essas alterações devem ser atribuídas ao aumento da atividade da triptofano hidroxilase-1 (463% na glândula pineal), triptofano hidroxilase-2 (70 e 51% no hipocampo e estriado, respectivamente) e tirosina hidroxilase (150 e 36% no hipocampo e estriado, respectivamente), todas as enzimas envolvidas na síntese de monoamina.

 

4.    Modulação da plasticidade do hipocampo e supressão da inflamação crônica de baixo nível

Esses efeitos melhoram a memória e humor.


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Resveratrol Melhora Parâmetros Cognitivos e Neuronais

 

Essa revisão avaliou os efeitos neuroprotetores do resveratrol em estudos randomizado, duplo-cego e placebo-controlado (CICERO; RUSCICA; BANACH, 2019).


Resultados:

- O resveratrol aumentou significativamente o FSC de maneira dose-dependente;


- O resveratrol induziu a retenção de memória e melhorou a conectividade funcional entre o hipocampo e áreas occipital, parietal e frontal comparado ao placebo. Essas alterações foram relacionadas com melhoras comportamentais. Além disso o metabolismo da glicose melhorou.


- O resveratrol aumentou significativamente a responsividade vasodilatadora cerebral na artéria cerebral média em todas as doses testadas, e a melhora máxima foi observada na menor dose.


Referência:

CICERO, A. F. G.; RUSCICA, M.; BANACH, M. Resveratrol and cognitive decline: a clinician perspective. Archives of medical science : AMS, 15, n. 4, p. 936-943, 2019.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade