Estudos Demonstram os Efeitos Positivos da L-carnitina nos Distúrbios Metabólicos

Estudos Científicos
27/jul/2022

Auxilia na Diminuição do Peso e IMC e Aumenta os Níveis de HDL-colesterol


Ação da L-carnitina nos Distúrbios Metabólicos

Auxilia na Diminuição dos Níveis de LDL-colesterol e do Peso Corpóreo

 

O uso de suplementos nutricionais tem crescido ao longo das últimas décadas entre as diferentes faixas etárias. Dentre as substâncias que têm recebido uma atenção considerável, destaque para a L-carnitina. Estudos das últimas décadas têm demonstrado que a L-carnitina desempenha um importante papel antioxidante. 


A carnitina tem sido frequentemente utilizada como adjuvante no tratamento da obesidade e dislipidemias, uma vez que atua como importante cofator na beta-oxidação de ácidos graxos de cadeia longa na mitocôndria, aumentando a utilização de triglicerídeos para o fornecimento de energia (ATP).


Outros Mecanismos da L-Carnitina

Ø  A L-carnitina interfere com a formação de espécies reativas de oxigênio, através da habilidade de quelar íons ferro, impedindo assim a formação de radicais livres;

Ø  A L-carnitina também exibe atividade anti-inflamatória;

Ø  Apresenta potente capacidade de inibir o fator nuclear NF-KB através da supressão da formação de espécies reativas de oxigênio.

 

L-Carnitina Aumenta os Níveis de HDL-Colesterol

Estudos têm demonstrado que a L-carnitina promove aumento significativo nos níveis de HDL-colesterol, de Apo-A1 e reduz os triglicerídeos plasmáticos. Apo-A1 é o principal componente proteico da lipoproteína de alta densidade (HDL-colesterol) no plasma. A L-carnitina também auxilia no controle do peso.




Estudos Demonstram:

L-Carnitina Auxilia na Diminuição do Peso Corpóreo e dos Níveis Elevados de Colesterol

 

Estudo de revisão conduzido por Talenezhad et al. (2020) investigaram os efeitos da L-carnitina no peso corpóreo. 


Resultados:

Ø  A suplementação com a L-carnitina reduziu de maneira significativa o peso corpóreo (em média -1,21 Kg, IC – intervalo de confiança: -1,73 a -0,68 – p<0,001);

Ø  Houve diminuição significativa no IMC (em média -0,24 Kg, IC – intervalo de confiança: -0,37 a -0,10 – p<0,001);

Ø  Redução significativa também foi observada na massa gorda (em média -2,08 Kg, IC – intervalo de confiança: -3,44 a -0,72 – p=0,003);

Ø  Não foi observado valor significativo na circunferência da cintura.

 

Conclusão:

A suplementação de L-carnitina promoveu redução no peso corpóreo, IMC e massa gorda, especialmente em indivíduos obesos ou com sobre peso.


Referência:

TALENEZHAD, N. et al. Effects of l-carnitine supplementation on weight loss and body composition: A systematic review and meta-analysis of 37 randomized controlled clinical trials with dose-response analysis. Clin Nutr ESPEN. 2020 Jun;37:9-23.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp