Ezetimiba e Rosuvastatina na DHGNA

Estudos Científicos
22/abr/2024

Promovem Maior Diminuição da Gordura Hepática Quando Comparados com a Rosuvastatina em Monoterapia


Combinação de Fármacos na DHGNA

Ezetimiba e Rosuvastatina Contribuem para Melhora dos Sintomas Associados a essa Patologia

 

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que afeta de 20% a 30% da população mundial, é cada vez mais reconhecida como um grande problema de saúde pública. De acordo com a American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD), a DHGNA é definida pela presença de gordura (=5%) no fígado (esteatose hepática) observada por imagem ou histologia, após a exclusão de causas secundárias de acúmulo de gordura hepática, como consumo significativo de álcool, uso a longo prazo de medicamentos esteatogênicos e desordens hereditárias monogênicas.


Clinicamente, a DHGNA abrange um amplo espectro de alterações histológicas, que variam de uma simples esteatose a esteato-hepatite não alcoólica (NASH), caracterizada por inflamação e fibrose.

 

Ao mesmo tempo, sabe-se que a DHGNA contribui substancialmente para o risco de eventos cardiovasculares fatais e pode, assim, exacerbar a mortalidade geral. Além disso, essa afecção é considerada uma manifestação hepática de síndrome metabólica, que inclui hiperlipidemia, intolerância à glicose, obesidade e hipertensão arterial sistêmica. Assim, é considerada uma doença multissistêmica que requer uma abordagem multidisciplinar no tratamento.

 

Ezetimiba e Rosuvastatina

A rosuvastatina atua inibindo a enzima HMG-CoA redutase (3-hidroxi-3-metilglutaril-CoA redutase), convertendo-a em mevalonato, bloqueando, assim, uma etapa crucial na biossíntese do colesterol. Esse fármaco também regula positivamente os receptores de LDL-colesterol no fígado, o que promove a diminuição dos níveis de colesterol circulante.

 

A ezetimiba exerce um efeito inibitório na absorção de colesterol presente no intestino delgado. Inúmeros estudos indicam que o tratamento combinado de estatinas e ezetimiba possui efeitos significativos na redução do LDL-colesterol, auxiliando também na prevenção de eventos cardiovasculares.


Estudo Demonstra

Um estudo publicado no periódico internacional BMC Medicine avaliou a eficácia da ezetimiba em associação com rosuvastatina vs. rosuvastatina em monoterapia na redução da gordura hepática. A avaliação foi feita através de ressonância magnética em pacientes com doença em questão.


Resultados

Ø  A terapia combinada reduziu significativamente o conteúdo de gordura hepática quando comparada com a monoterapia (diferença média na ressonância de 3,2% - p=0,020);

Ø  Houve expressiva diminuição da gordura hepática no final do estudo quando comparado com a linha base nos grupos 1 e 2 (p<0,001);

Ø  Indivíduos com alto IMC (índice de massa corpórea), diabetes tipo 2, resistência à insulina e fibrose severa responderam melhor ao tratamento com a ezetimiba;

Ø  Os parâmetros de controle da doença, realizados por elastografia transiente, foram consideravelmente melhores no grupo 1 (p=0,018) em comparação ao grupo 2 (p=0,104).


Conclusão

A combinação de ezetimiba e rosuvastatina apresentou resultados mais satisfatórios no tratamento de pacientes com DHGNA, pois promoveu significativa diminuição da gordura hepática quando comparada à monoterapia com rosuvastatina.



 Referências bibliográficas

Cho Y, Rhee H, Kim YE, Lee M, Lee BW, Kang ES, Cha BS, Choi JY, Lee YH. Ezetimibe combination therapy with statin for non-alcoholic fatty liver disease: an open-label randomized controlled trial (ESSENTIAL study). BMC Med. 2022 Mar 21;20(1):93. doi: 10.1186/s12916-022-02288-2. PMID: 35307033; PMCID: PMC8935785.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp