Fitoterápico na Melhora da Qualidade do Sono

Estudos Científicos
07/jan/2025

Promove Aumento dos Níveis de Melatonina


Insônia

Efeitos Benéficos do Extrato de Tart Cherry

 

O sono é um dos aspectos fisiológicos mais importantes da saúde humana, uma vez que auxilia na reciclagem de energia, vitalidade e rejuvenescimento. A insônia se tornou o distúrbio do sono mais comum e com uma alta taxa de prevalência. A insônia é caracterizada por duração insuficiente do sono, dificuldade física ou mental em adormecer, sono intermitente ou incompleto e qualidade do sono não restauradora ou pobre. Devido ao comprometimento da qualidade de vida e das funções cognitivas, a insônia é considerada uma condição clínica e pode ser associada a transtornos de depressão e ansiedade. O tratamento padrão, baseado em medicamentos hipnóticos benzodiazepínicos e não benzodiazepínicos, é associado a efeitos adversos negativos e, por isso, os pacientes buscam tratamentos alternativos e não farmacológicos. Alguns fitoterápicos auxiliam no gerenciamento desse distúrbio.



Tart Cherry e Melhora da Qualidade do Sono


As cerejas Montmorency (tart cherry - Prunus cerasus) são ricas em numerosos fitoquímicos, fornecendo uma série de benefícios para a saúde, que incluem redução dos sintomas associados à gota, regulação negativa de marcadores inflamatórios circulantes, efeitos analgésicos após corrida de longa distância, redução do estresse oxidativo, melhora da recuperação após exercício de endurance e também melhora da qualidade do sono. Um estudo avaliou o uso do tart cherry nos índices de sono em indivíduos idosos. Relatou-se modesta melhoria na qualidade subjetiva do sono. Os autores especularam que o aumento dos níveis de melatonina associada ao consumo de tart cherry pode ser responsável pelos resultados positivos.



Estudo Demonstra:

Fitoterápico para Melhora da Qualidade do Sono

 

 

As cerejas Montmorency (tart cherry – P. cerasus) foram relatadas como contendo altos níveis de fitoquímicos, incluindo melatonina, uma molécula crítica na regulação do ciclo sono-vigília dos humanos. Este estudo, publicado no periódico internacional European Journal of Nutrition, teve como objetivo investigar se a suplementação dessa planta poderia aumentar a concentração urinária de melatonina e melhorar a qualidade do sono em indivíduos saudáveis. Para isso, 20 voluntários foram selecionados para participarem desse estudo clínico, randomizado, duplo-cego, cruzado e controlado por placebo. Eles foram divididos em dois grupos para receberem por sete dias a seguinte posologia: Grupo 1 Tart cherry e Grupo 2 placebo. 


Resultados: 

Ø  O conteúdo total de melatonina foi significativamente elevado (P<0,05) no grupo tratado com o extrato de tart cherry. Não foram encontradas diferenças importantes no grupo placebo;

Ø  Houve aumentos expressivos no tempo de cama, tempo total e eficiência do sono (P<0,05) com a suplementação do grupo 1.


Conclusão:

Esses dados sugerem que o consumo de tart cherry fornece um aumento nos níveis da melatonina, melhorando a duração e a qualidade do sono em homens e mulheres saudáveis, e pode ser benéfico no controle do sono perturbado.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2025 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp