Formulação com Multinutrientes em Pacientes com Hérnia Inguinal

Estudos Científicos
16/mai/2022

Melhora a Síntese de Colágeno Após Reparo Cirúrgico da Hérnia Inguinal

Hérnia Inguinal

Benefícios da Suplementação com Multinutrientes


Relação da Hérnia Inguinal e Metabolismo do Colágeno

A hérnia inguinal está associada com alterações no metabolismo do colágeno, como exemplificado pela menor turnover de colágeno tipo V em pacientes com hérnia comparado aos pacientes sem hérnia. Além disso, o metabolismo alterado do colágeno durante os processos de reparo pode ser responsável pela recorrência da hérnia.

  

Benefícios da Suplementação no Processo Cirúrgico

Glutamina e Arginina - Fornecem indiretamente um dos principais constituintes do colágeno, a prolina. Além disso, a glutamina pode melhorar a captação celular de vitamina C, que é um cofator da prolil-hidroxilase, necessária para hidroxilação da prolina durante a biossíntese de colágeno


Zinco - Cofator das metaloenzimas que são necessárias para o processamento extracelular de procolágeno intersticial, que permite a formação de fibrilas.


Após o trauma cirúrgico, todos esses fatores mostram concentrações sanguíneas reduzidas, possivelmente refletindo o aumento da demanda local durante o processo de reconstrução tecidual.


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Combinação de Nutrientes Aumenta a Síntese de Colágeno Após Reparo de Hérnia Inguinal

 

O objetivo desse estudo foi avaliar uma combinação de nutrientes na melhora da biossíntese de colágeno em pacientes com hérnia inguinal, submetidos a reparo de hérnia (KJAER; FREDERIKSEN; NISSEN; WILLUMSEN et al., 2020).


Resultados:

 

- A concentração sérica de Propeptídeo procolágeno tipo V (PRO-C5) diminuiu no pós-operatório no grupo controle, mas não no grupo multinutrientes;

- No fluido da ferida, concentrações dos propeptídeos do procolágeno tipo I (CICP) aumentaram dos dias 1 a 2 no grupo de multinutrientes e foram 49% maiores do que as do grupo controle no dia 2;

- A concentração de PRO-C5 e PRO-C3 no fluido da ferida não mostraram diferenças significativas de tempo ou grupo.

 

Conclusão:

A suplementação oral com arginina, glutamina, vitamina C e zinco aumenta a síntese de colágeno durante os dois primeiros dias após reparo da hérnia inguinal. 


Referência:

KJAER, M.; FREDERIKSEN, A. K. S.; NISSEN, N. I.; WILLUMSEN, N. et al. Multinutrient Supplementation Increases Collagen Synthesis during Early Wound Repair in a Randomized Controlled Trial in Patients with Inguinal Hernia. The Journal of Nutrition, 150, n. 4, p. 792-799, 2020.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade