Gel Vaginal de Camomila em Mulheres na Pós-Menopausa

Estudos Científicos
07/nov/2023

Reduz as Relações Sexuais Dolorosas e Aumenta a Satisfação Sexual


Pós-Menopausa

Efeitos Estrogênicos da Camomila

 

 

A menopausa é definida como uma parada menstrual por um ano após a ausência da função dos folículos ovarianos e redução do estrogênio.


A deficiência de estrogênio resulta em efeitos negativos na elasticidade e síntese de colágeno no tecido vulvovaginal e afeta o crescimento das células do epitélio vaginal. Consequentemente, surgem sintomas urinários e vaginais de atrofia, incluindo secura vaginal, dor e desconforto durante as relações sexuais, sangramento após a relação sexual, queimação e micção urgente.


Estrógeno

O estrógeno é o tratamento mais eficaz para disfunção sexual feminina aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA). O estrógeno pode reduzir a disfunção sexual, secura e atrofia vaginal.  

Efeitos Estrogênicos da Camomila

A camomila é comumente usada na medicina devido a seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, levemente sedativo, anti-espasmos e no alívio da dor.

 

Os componentes químicos da camomila incluem: apigenina, apigenina-7-o-glicosídeo, ácido cafeico, ácido clorogênico, luteolina, luteolina-7-o-glicosídeo, chamazoleno, flavonóides (incluindo apigenina, crocetina, patolina e luteolina) e cumarina.


Estudos farmacológicos indicaram que o extrato de camomila contém flavonoides (apigenina e crisina) com efeitos fitoestrogênicos capazes de se ligar a receptores de estrogênio clássicos e não-clássicos, causando efeitos estrogênicos. 



Estudo Comprova

 objetivo desse estudo clínico e duplo-cego foi avaliar os efeitos do gel vaginal de camomila na dispareunia e satisfação sexual em mulheres na pós-menopausa


Resultados

- Após 12 semanas, foi observada uma diferença significativa entre os grupos 1 e 2 e o grupo placebo na satisfação sexual média;

- Além disso, uma redução significativa foi observada na relação sexual dolorosa entre os grupos usando gel vaginal de camomila e creme vaginal de estrogênio conjugado.



Conclusão

O gel vaginal de camomila pode reduzir as relações sexuais dolorosas e aumentar a satisfação sexual em mulheres na pós-menopausa.


Referências bibliográficas

BOSAK, Z.; IRAVANI, M.; MOGHIMIPOUR, E.; HAGHIGHIZADEH, M. H. et al. Evaluation of the influence of chamomile vaginal gel on dyspareunia and sexual satisfaction in postmenopausal women: A randomized, double-blind, controlled clinical trial. Avicenna journal of phytomedicine, 10, n. 5, p. 481-491, Sep-Oct 2020.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp