Gengibre Apresenta Eficácia Comparável à Loratadina na Rinite Alérgica

Estudos Científicos
27/jan/2022

Melhora os Sintomas Nasais e Qualidade de Melhora os Sintomas Nasais e Qualidade de Vida dos Pacientes com Menos Efeitos Adversosdos Pacientes com Menos Efeitos Adversos


Gengibre

Efeitos no Processo Alérgico

 

A Rinite Alérgica (RA) é um problema de saúde global e significativo, com uma incidência crescente.


Patogênese da RA

 

A RA resulta de uma reação alérgica específica, mediada por IgE na mucosa nasal e é caracterizada por congestão nasal, prurido nasal, coriza e espirros.

 

Tratamento da RA

 

O tratamento da RA é normalmente focado em suprimir essa reação inflamatória, através de medicamentos, como anti-histamínicos, esteroides nasais e antagonistas de receptores de leucotrienos.

 

Gengibre (Zingiber officinale)


Evidências demonstraram que o extrato etanólico de gengibre apresenta potente atividade antialérgica pela inibição da liberação de ß-hexosaminidase em células de ratos com leucemia basofílica. Os maiores biomarcadores da atividade antialérgica são 6-shogaol e 6-gingerol.


Estudos in vivo demonstraram que a administração oral de gengibre na dieta diminui a severidade dos espirros nasais devido à sensibilização de ovalbumina, suprime a infiltração de mastócitos na mucosa nasal e liberação de IgE específica para OVA no soro.



Estudo Comprova

Extrato de Gengibre é Tão Eficaz Quanto

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança do gengibre comparado à loratadina no tratamento da rinite alérgica (YAMPRASERT; CHANVIMALUENG; MUKKASOMBUT; ITHARAT, 2020)


Resultados:

ü  Tanto a loratadina quanto o gengibre reduziram significativamente os escores de Total Nasal Symptom Scores (TNSS), mas não foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos;

ü  Na avaliação de rinometria acústica, o grupo tratado com gengibre apresentou aumento gradual no volume estimado da cavidade nasal e diminuição da distância da narina, mas o grupo loratadina não apresentou alteração;

ü  Ambos os grupos (1 e 2) apresentaram melhora significativa em todos os aspectos do Rhinoconjunctivitis Quality of Life Questionnaire (RQLQ) na terceira semana;

ü  O tratamento com extrato de gengibre foi tão seguro quanto a loratadina, como demonstrado pelos resultados das funções renal e hepática, obtidos na análise sanguínea;

ü  Ambos os tratamentos não tiveram efeito sobre a pressão arterial dos pacientes.

 

Conclusão:

O extrato de gengibre foi tão eficaz quanto a loratadina na melhora dos sintomas nasais e qualidade de vida em pacientes com rinite alérgica. Além disso, o extrato de gengibre resultou em menos efeitos adversos, especialmente sonolência, fadiga, tontura e constipação.


Referências:

YAMPRASERT, R.; CHANVIMALUENG, W.; MUKKASOMBUT, N.; ITHARAT, A. Ginger extract versus Loratadine in the treatment of allergic rhinitis: a randomized controlled trial. BMC Complementary Medicine and Therapies, 20, n. 1, p. 119, 2020/04/20 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp