Gerenciamento da Sarcopenia Através de Curcuminóides Biodisponíveis

Estudos Científicos
26/dez/2023

Promovem Controle da Sarcopenia Através do Efeito Anti-Inflamatório e Antifadiga


Sarcopenia

Gerenciamento Através de Curcuminóides

 

A sarcopenia é um tipo de doença relacionada à idade, que pode levar à diminuição da força muscular e massa, com diminuição do tamanho do músculo, afetando aqueles de contração rápida (Tipo I).

 

Cúrcuma

A cúrcuma é conhecida por seus múltiplos benefícios, como atividade anti-inflamatória, anticâncer, antioxidante, suporte imunológico, hepatoprotetor, benefícios na artrite reumatoide e no controle da osteoartrite, na parte neurológica, pulmonar e cardiovascular, devido ao seu alto conteúdo de curcuminóides (curcumina, desmetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina).


Cureit

Cureit é um ativo obtido pela recriação da matriz natural completa de cúrcuma, com a inclusão de óleo essencial de cúrcuma, curcuminóides, proteínas, fibras dietéticas e carboidratos.


ü  A biodisponibilidade de Cureit foi comparada com a curcumina de 95% em um estudo crossover com 12 indivíduos saudáveis do sexo masculino, demonstrando uma biodisponibilidade 10 vezes maior de Cureit comparado a curcumina 95% com base nos valores de Cmax;

ü  Outro estudo de biodisponibilidade de Cureit foi conduzido com Fosfolipídio de curcumina e formulações de óleo volátil de curcumina para a absorção oral de curcumina. O estudo indicou que Cureit exibe biodisponibilidade seis vezes maior do que a formulação de óleo volátil e cinco vezes maior do que a formulação de fosfolipídio. 



Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, placebo-controlado e duplo-cego teve como objetivo avaliar a eficácia de curcuminoides biodisponíveis (Cureit) no gerenciamento de doenças sarcopeniais.


Resultados

ü  Os resultados mostraram que a suplementação com Cureit resultou em um aumento significativo de 1,43% na força de preensão manual em comparação com o placebo;

ü  A capacidade de levantamento de peso dos indivíduos suplementados com Cureit mostrou um aumento de 6,08%, enquanto o placebo mostrou uma redução de 4,54% após o final do período de estudo;

ü  Os resultados demonstraram que o Cureit tendeu a ter um impacto positivo na distância percorrida antes de se sentir cansado, mostrado por um aumento de 5,51%, em comparação com o grupo placebo, que mostrou um aumento de 2,29%;

ü  O tempo gasto para percorrer a mesma distância foi reduzido no grupo Cureit (1,15%), enquanto no grupo placebo, foi aumentado (2,02%).

 

Conclusão

Os resultados demonstraram que o Cureit desempenha um papel significativo no controle da sarcopenia por ação anti-inflamatória, aumento da fora de preensão da mão, efeitos antifadiga e gerenciamento de proteína muscular.


Referências bibliográficas

VARMA, K.; AMALRAJ, A.; DIVYA, C.; GOPI, S. The Efficacy of the Novel Bioavailable Curcumin (Cureit) in the Management of Sarcopenia in Healthy Elderly Subjects: A Randomized, Placebo-Controlled, Double-Blind Clinical Study. J Med Food, Dec 7 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp