Grape Seed

Estudos Científicos
14/nov/2022

Reduz Marcadores Antropométricos e Inflamatórios em Indivíduos Obesos


Extratos Fitoterápicos Usados no Gerenciamento dos Distúrbios Metabólicos

Grape Seed Auxilia na Diminuição dos Fatores Antropométricos e Anti-Inflamatórios em Obesos

 

A prevalência de obesidade e sobrepeso está aumentando ao redor do mundo e quase 1/3 da população adulta está afetada. A obesidade é o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas e aumento do risco de mortalidade. A obesidade também é conhecida por manter o organismo em um baixo grau de estado pró-inflamatório, o que promove um significativo aumento da síntese dos mediadores inflamatórios (proteína C-reativa – PCR, TNF-a e IL-6).


Fitoterápicos Usados no Controle da Obesidade e suas Comorbidades

A utilização de fitoterápicos para combater a obesidade tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, e em muitos casos esses procedimentos visam complementar as terapias padrões já utilizadas. Sabe-se que, atualmente, a obesidade é um problema de saúde pública mundial, tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, apresentando elevação de sua prevalência. Dessa forma, novas formas de gerenciar a obesidade e suas comorbidades estão surgindo de maneira mais eficaz.


Grape seed (Vitis vinifera)

O extrato de Grape seed é um complexo polifenólico que exibe grande capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Estudos em animais e in vitro demonstram que os componentes do Grape seed modulam os marcadores relacionados com a inflamação. Porém, os mecanismos pelos quais este fitoterápico age no controle do apetite em humanos não está completamente elucidado. 




Estudo Comprova

Grape Seed como Auxiliar no Manejo da Obesidade

 

Um estudo conduzido por Parandoosh et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de Grape Seed nas marcardores inflamatórios, neuropeptídeo Y, medidas antropométricas e no apetite em pacientes obesos. 


Resultados:

Ø  A redução do peso corpóreo, do IMC, da circunferência da cintura e a relação cintura/quadril foram significativamente mais elevadas no grupo tratamento quando comparado com o placebo (p=0,045; p=0,033; p=0,029 e p=0,021; respectivamente);

Ø  Níveis reduzidos foram observados no neuropeptídio Y, TNF-a e proteína C reativa de alta sensibilidade (hs-PCR) quando comparado com o placebo (p=0,041; p=0,001 e p=0,034; respectivamente).

 

Conclusão:

A suplementação com Grape seed (V. vinifera) em associação com uma dieta de restrição calórica apresentou resultados significativos na diminuição das medidas antropométricas e dos marcadores inflamatórios em indivíduos obesos e pode representar um efetivo controle da obesidade.

 

Referência:

PARANDOOSH, M. et al. The effects of grape seed extract (Vitis vinifera) supplement on inflammatory markers, neuropeptide Y, anthropometric measures, and appetite in obese or overweight individuals: A randomized clinical trial. Phytother Res. 2019 Nov 11.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp