Importância do Aumento dos Níveis de Glutationa

Estudos Científicos
24/out/2022

Melhora a Resposta Imunológica e Reduz a Gravidade das Infecções Virais


Infecções Virais

Importância da Glutationa

 

A glutationa é sintetizada dentro das células como um peptídeo de três aminoácidos que consiste em glicina, cisteína e ácido glutâmico. A glutationa ocorre na forma reduzida de tiol (GSH) e na forma oxidada por dissulfeto (GSSG). Ela desempenha papéis importantes na desintoxicação de compostos tóxicos e na regulação do sistema imunológico, sendo o antioxidante mais importante no corpo, especialmente para o pulmão.

 

Infecções causadas pelos vírus da influenza, coronavírus e HIV aumentam consideravelmente a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e, portanto, esgotam os sistemas de defesa antioxidante, o que diminui a glutationa e diversas enzimas antioxidantes importantes no organismo, o que representa um papel critico nos sistemas de defesa do corpo. 


N-Acetilcisteína (NAC)

A cisteína é geralmente considerada o aminoácido limitador de taxa para a síntese de glutationa reduzida. Níveis baixos de glutationa podem frequentemente ser melhorados com NAC. Além disso, esse aminoácido age diretamente na eliminação de radicais livres.

 

Ácido Alfa Lipóico

O ácido alfa lipóico (ALA) é um poderoso antioxidante que regula positivamente várias enzimas antioxidantes, aumenta os níveis de glutationa e a regeneração de antioxidantes reduzidos, incluindo GSH.

 

O ALA induz um fator de transcrição, o fator nuclear 2 relacionado ao eritróide 2 (Nrf2), que leva a síntese de várias enzimas antioxidantes, incluindo a glutamato-cisteína ligase (GCL), a enzima que controla a síntese de glutationa.




Estudo Comprova

Ensaios Clínicos Sugerem a Suplementação como Eficaz no Manejo de Infecções Virais


GSH - A glutationa lipossomal pode ser um melhor candidato para restaurar a glutationa durante a infecção por Sars-CoV-2 no meio de uma tempestade de citocinas. O tratamento com GSH lipossomal durante infecções virais ajudou a restaurar o equilíbrio de citocinas que promoveu imunidade mediada por células e reduziu a inflamação. Em dois ensaios clínicos de HIV, o GSH lipossômico oral aumentou a glutationa e citocinas Th1 incluindo IL-12 e INF?, melhorou o estresse oxidativo reduzido e citocinas inflamatórias, incluindo IL-6 e IL-10. 


NAC - Foi relatado que aumentar o GSH com NAC a longo prazo promoveu respostas imunes adaptativas à infecção pelo Influenza H1N1, ao mesmo tempo em que diminui as respostas inflamatórias e a gravidade e duração dos sintomas da influenza. Esses resultados são semelhantes aos encontrados em um ensaio clínico randomizado em humanos com NAC a longo prazo de 1200 mg/dia. Neste ensaio clínico, o NAC melhorou progressivamente a imunidade mediada por células e diminuiu consideravelmente a gravidade dos sintomas do tipo influenza, especialmente em idosos.


ALA - Um ensaio clínico randomizado examinou o efeito de ALA 1200 mg/dia administrado por via intravenosa em pacientes com COVID-19 em estado crítico. A mortalidade por todas as causas em 30 dias neste estudo tendeu a ser menor no grupo de tratamento (3/8, 37,5%) em comparação com a do grupo controle (7/9, 77,8%, P = 0,09). O ALA mostrou efeitos benéficos nas células infectadas pela Influenza A, incluindo a redução da propagação de vírus, a translocação nuclear de NF-?B, a redução da Caspase-3 e o aumento dos interferon tipo 1. 


Conclusão:

Foi demonstrado que os tratamentos que aumentam a glutationa, especialmente NAC, ALA e GSH lipossômico, melhoram as respostas imunes e reduzem a gravidade das infecções por influenza, HIV e coronavírus. 


Referência:

Jimmy L. Spearow, Ph.D.1 and Linda Copeland, M.D.2 Review: Improving Therapeutics for COVID-19 with Glutathione-boosting Treatments that Improve Immune Responses and Reduce the Severity of Viral Infections. JS designed research and wrote paper; JS and LC revised paper, read and approved final manuscript. Date: May 15, 2020


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp