Imuno TF® em Cães

Estudos Científicos
08/nov/2023

Suplemento Nutricional Composto por Fatores de Transferência Isolados que Impactam a Função Imunológica


Sistema Imunológico

Funcionamento

 

 

O sistema imunológico é um sistema multifacetado, que protege o organismo contra substâncias prejudiciais presentes no ambiente e é essencial para a nossa sobrevivência. Desta forma, as funções básicas do sistema imunológico são:


Neutralizar patógenos como bactérias, vírus, parasitas ou fungos que entrem no organismo, removendo-os;

 - Reconhecer e reagir especificamente contra diferentes tipos de agentes prejudiciais;

Desenvolver a memória imunológica, para reconhecer e combater rapidamente futuras invasões.


Imunidade Inata e Imunidade Adquirida

A imunidade é dividida em dois tipos:

à Imunidade inata, definida como aquela que os indivíduos já apresentam ao nascimento;

à Imunidade adquirida ou adaptativa, que ocorre após contato com um agente invasor.

Muitos agentes infecciosos têm a capacidade de mudar sua estrutura, se apresentando de forma diferente a cada novo contato.

 

Memória Imunológica


à Ao entrar em contato com um agente invasor, nosso sistema imunológico deve identificar esse patógeno e combatê-lo. Por vezes, esse processo pode durar até 14 dias para que o organismo possa desenvolver corretamente a reposta a aquele invasor e removê-lo completamente;

à Depois que esse processo é finalizado e o patógeno foi eliminado, o sistema imunológico tem a capacidade de armazenar a identidade do agente invasor, criando uma célula de memória. Dessa forma, toda vez que o mesmo agente entrar em contato com o organismo, o nosso sistema é imediatamente avisado pelas células de memória e o patógeno é eliminado sem que o corpo manifeste a doença.

à As células de memória criadas após o combate a um patógeno, são chamadas de Fatores de Transferência. Qualquer desequilíbrio na produção dos fatores de transferência, levam ao desenvolvimento de doenças. Os fatores de transferência são compostos por cadeias peptídicas, e não são espécie específicos, ou seja, os mesmos fatores de transferência são produzidos por diferentes classes de mamíferos, e desempenham as mesmas funções em qualquer espécie. Portanto, um fator de transferência extraído de fontes animais (bovina ou suína) promovem o mesmo efeito benéfico em outras espécies de animais, sem desencadear respostas alérgicas. 


Suplementação de TF

Há evidências de que os TFs consistem em cadeias curtas de aminoácidos com pequenos pedaços de ácido ribonucleico (RNA) anexado. O RNA está provavelmente relacionado a uma  propriedade citofílica  e a especificidade do TF , como a ausência do oligoribonucleotídeo ligado para a terminação amino de peptídeos resulta em perda de atividade.


Também deve ser levado em consideração que, por natureza, os extratos de TFs são complexas misturas, contendo um grande número de diferentes TFs, e não apenas um único produto químico. Ao contrário do Imuno TF®, outros extratos tradicionais de TF disponíveis comercialmente são geralmente obtidos do colostro de vaca (que pode causar reações alérgicas em outras espécies devido à presença de imunoglobulinas), gemas de ovo ou outro tecido obtidos de animais adequados. Até agora, pouco se sabe sobre o produto químico exatocomposição dos TFs.


Imuno TF®

O Imuno TF® é um suplemento nutricional composto por fatores de transferência isolados (FT) de baço suíno. É composto por um conjunto complexo de oligo- e polipeptídeos constituídos por 163 diferentes peptídeos que impactam as funções do sistemas biológicos e historicamente está ligada à regulação do sistema imunológico.


Estudo Comprova

Pesquisadores avaliaram o uso de fatores de transferência (FT) como modulador do sistema imunológico, com especial atenção à sua eficácia na melhoria da produção de anticorpos e dos índices bioquímicos séricos (Literatura do Fornecedor).


Resultados

ü  Os resultados demostraram que os cães, nos dois grupos tratados com fatores de transferência, após a vacinação apresentaram melhores respostas de anticorpos;

ü  Cães que receberam maior quantidade (10 ml) de fatores de transferências exibiram parâmetros bioquímicos séricos mais favoráveis;

ü  Os cães do grupo 3 mantiveram peso corporal significativamente maior do que os animais dos outros grupos durante todo o tempo do estudo. Foi demonstrado que o FT teve um efeito significativo na promoção do crescimento e esse efeito foi proporcional à dose;

ü  Foi observada uma diminuição da concentração plasmática de glicose em todos os animais testados 5 dias após a inoculação. Este estágio foi consistente com o tempo em que o anticorpo foi ativamente sintetizado pelo organismo e mais nutrientes foram decompostos. Enquanto os cães do grupo 3 mostraram um aumento contínuo na concentração de glicose no plasma, a segunda diminuição do conteúdo de glicose foi detectada em animais de outros grupos 17 dias após a inoculação.


Referências bibliográficas

Literatura do Fornecedor

POLONINI, H.; GONÇALVES, A.; DIJKERS, E.; FERREIRA, A. O. Characterization and Safety Profile of Transfer Factors Peptides, a Nutritional Supplement for Immune System Regulation. Biomolecules, 11, n. 5, Apr 29 2021.

 

 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp