Licorice como Adjuvante no Gerenciamento da Doença de Parkinson

Estudos Científicos
17/jan/2022

Melhora Significativa dos Sintomas

Doença de Parkinson

Efeitos Benéficos do Licorice


A Doença de Parkinson (DP) é definida como distúrbio neurológico progressivo, caracterizado pela degeneração de neurônios.

Ocorre a diminuição da produção de dopamina, causando um conjunto de sintomas, incluindo principalmente distúrbios motores, disfunções posturais e cognitivas.

Marcadores inflamatórios aumentados estão associados à elevação da ativação da microglia, que por sua vez resultaria em neurodegeneração através da liberação de radicais livres e citocinas pró-inflamatórias (BORZABADI; ORYAN; EIDI; AGHADAVOD et al., 2018).

 

Extrato de Licorice

Um dos fitoterápicos mais antigos, no qual, na literatura persa tradicional, é relatado como agente tônico nervoso e neuroprotetor, indicado para alguns distúrbios neurológicos, como dor de cabeça.


Na medicina moderna, diversas atividades biológicas foram reportadas:


®®Anti-inflamatório;

®Antioxidante;

®Antitumoral;

®Antidepressivo;

®Neuroprotetor;

®Antiapoptótico;

®Melhora da memória.


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.


Estudo Comprova

Licorice Melhora os Sintomas na DP


Esse estudo duplo-cego foi conduzido com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento adjuvante com Licorice (Glycyrrhiza glabra L.) no gerenciamento da DP.


Resultados:

ü  Após 6 meses, houve melhora significativa do Unified Parkinson's rating scale (UPDRS) total, atividades diárias e tremor com tamanho de efeito considerável no grupo 1;

ü  O teste motor e escores de rigidez foram significativamente melhores após 4 meses de suplementação de licorice;

ü  Nenhuma anormalidade eletrolítica, alterações na pressão sanguínea ou níveis de glicose foram observadas durante o estudo.


Conclusão:

A administração de licorice pode melhorar os sintomas da Doença de Parkinson nos pacientes sem efeitos adversos sérios.


Referências Bibliográficas

BORZABADI, S.; ORYAN, S.; EIDI, A.; AGHADAVOD, E. et al. The Effects of Probiotic Supplementation on Gene Expression Related to Inflammation, Insulin and Lipid in Patients with Parkinson's Disease: A Randomized, Double-blind, PlaceboControlled Trial. Arch Iran Med, 21, n. 7, p. 289-295, Jul 1 2018.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade