Microagulhamento no Tratamento de Estrias

Estudos Científicos
14/jun/2021

Entenda mais sobre o procedimento neste estudo recente que conferi na íntegra


Começo a semana com um estudo que estava lendo ontem (13) à noite e que já aviso que nem todos nós podermos replicar o que foi descrito nele.


Trata-se de fazer microagulhamento com agulha de 3mm e pra isso, os pesquisadores aplicaram previamente nos voluntários lidocaína 30% em creme. Portanto, já deu pra perceber que antes de continuarmos para falar dos resultados, quero deixar bem claro os riscos que uma pessoa não habilitada e capacitada pode levar a um paciente. Somente o fato do anestésico estar a 30%, já é um risco, o uso inadequado de uma agulha de 3mm mais ainda.


Mas vamos aos comentários: achei bem interessante, pois foram usados pacientes homens (2) e mulheres (23) e 5 diferentes fototipos. Também é citado um gel de ácido hialurônico para auxiliar o deslizamento do equipamento (o nome do equipamento é Collagen P.I.N.).


A conclusão do estudo é que o procedimento traz benefícios com o mínimo de efeitos colaterais e é mais indicado quando comparado com laserterapia.


Além disso, achei interessante, pois nenhum outro tratamento foi feito além do microagulhamento, como ácidos, preenchedores ou radiofrequência.


Por uma questão de direitos autorais não coloquei as fotos, mas quem acessar o estudo completo vai ficar impressionado com os resultados.


Espero que todos tenham uma excelente semana e contem com mais estudos novos e interessantes para nossa área todas as manhãs!


Abraços,

Lucas Portilho


Alster TS, Li MK. Microneedling Treatment of Striae Distensae in Light and Dark Skin With Long-Term Follow-Up. Dermatol Surg. 2020 Apr;46(4):459-464. doi: 10.1097/DSS.0000000000002081. PMID: 31403543.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp