Minociclina em Pacientes com Rosácea

Estudos Científicos
23/abr/2021

Conheça mais sobre o tratamento para esse problema de pele


Rosácea Papulopustular

Mecanismos da Minociclina

A rosácea é uma desordem dermatológica crônica, que afeta primariamente as convexidades da face central (bochechas, queixo, nariz e testa central) e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de um paciente.

à  A patogênese da rosácea papulopustular é multifatorial com um componente inflamatório significativo.

à Recentemente, os ácaros Demodex foram implicados na rosácea papulopustular, o que pode contribuir para a inflamação observada.


Minociclina

É uma tetraciclina de segunda geração, semissintética e de amplo espectro semelhante à doxiciclina. Evidências demonstraram suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

à A minociclina, como outras tetraciclinas, é bacteriostática e atua na inibição da síntese proteica bacteriana de maneira reversível. Após sua ligação, a incorporação de resíduos de aminoácidos na cadeia peptídica alongada é impedida;

à Umas das vias anti-inflamatórias da minociclina ocorre através da inibição das metaloproteinases de matriz na via da catelicidina, inibição da função e infiltração das células imunes, redução no estresse oxidativo e inibição do óxido nítrico sintase (WEBSTER; DRAELOS; GRABER; LEE et al., 2020).


Estudo Comprova

Minociclina é Eficaz na Rosácea Papulopustular

Esse estudo prospectivo e duplo-cego teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança do gel de minociclina em indivíduos com rosácea papulopustular (WEBSTER; DRAELOS; GRABER; LEE et al., 2020).


Resultados:

 

ü  No início do estudo, a média de lesões inflamatórias era 24,6, 25,1 e 24,3 nos grupos 1, 2 e 3, respectivamente;

ü  Na semana 12, a média de lesões inflamatórias diminuiu 12,64 (grupo 1), 13,09 (grupo 2) e 7,92 (grupo 3);

ü  A proporção de indivíduos que obtiveram sucesso no IGA foi de 38,9% no grupo 1, 46,2% no grupo 2 e 30,8% no grupo 3.


Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que o gel tópico de minociclina reduziu significativamente a contagem de lesões inflamatórias e uma grande parte dos indivíduos obteve sucesso no IGA na semana 12 no grupo minociclina.


Referências

WEBSTER, G.; DRAELOS, Z.; GRABER, E.; LEE, M. et al. A Multicenter, Randomized, Double-Masked, Parallel Group, Vehicle-Controlled Phase 2b Study to evaluate the safety and efficacy of 1% and 3% topical Minocycline Gel in patients with Papulopustular Rosacea. British Journal of Dermatology, 01/06 2020.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp