Nigella sativa na Diminuição da Radiodermatite

Ativos
02/set/2021

Fitoterápico Usado como Adjuvante na Dissolução e Redução do Tamanho dos Cálculos Renais


Uso de Nigella sativa como Auxiliar na Dissolução de Cálculos Renais 

Alternativa Eficaz na Dissolução e Tamanho dos Cálculos

 

A urolitíase é um problema mundial que ocorre em todas as culturas, grupos raciais e localizações geográficas. Globalmente, as taxas de prevalência e recorrência de cálculos renais estão aumentando, com limitadas opções de drogas eficazes.

A urolitíase afeta certa de 12% da população mundial em algum estágio de sua vida.


Tratamento 

Existem diversas abordagens para o tratamento da urolitíase que incluem o uso de diversas drogas sintéticas e naturais no sistema médico convencional.


Estudos em humanos e em animais têm demonstra que a N. sativa protege os rins de intoxicação causada por alguns medicamentos e também apresenta ação diurética e previne a retenção urinária. Dados também mostram que esse fitoterápico protege o tecido renal contra a formação de cálculos renais. Estudos em ratos mostram que a N. sativa reduz significativamente o número e tamanho dos cálculos renais de oxalato de cálcio.


 



Estudo Comprova:

Nigella sativa Auxilia na Dissolução ou na Redução do Tamanho dos Cálculos Renais após 10 Semanas de Tratamento

 

Estudo conduzido por Ardakani Movaghati et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos da Nigella sativa como auxiliar na dissolução de cálculos renais. 


Resultados:


ü Os pacientes foram avaliados em termos de tamanho dos cálculos renais usando sonografia antes e após o período de avaliação


ü  No grupo tratado com black seed (N. sativa), 44% dos pacientes excretaram completamente seus cálculos renais;


ü  O tamanho dos cálculos renais permaneceu inalterado ou reduziu de tamanho em 3,7% e 51,8% dos pacientes, respectivamente;


ü  Em contraste, o grupo placebo, 15,3% dos pacientes excretaram seus cálculos renais completamente, 11,5% apresentaram diminuição de tamanho, 15,3% apresentaram aumento dos cálculos renais e 57,6% não tiveram alterações no tamanho dos cálculos renais;


ü  A diferença média no tamanho dos cálculos renais após o estudo foi significativa entre os dois grupos (p<0,05).


Conclusão:

 

A N. sativa, comparada com o placebo, demonstrou um efeito significativo no desaparecimento ou diminuição do tamanho dos cálculos renais. 


Referências:

 

ARDAKANI MOVAGHATI, MR. et al. Efficacy of black seed (Nigella sativa L.) on kidney stone dissolution: A randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial. Phytother Res. 2019 May;33(5):1404-1412. doi: 10.1002/ptr.6331. Epub 2019 Mar 14.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp