Nigella sativa na Diminuição da Radiodermatite

Ativos
02/set/2021

Fitoterápico Usado como Adjuvante na Dissolução e Redução do Tamanho dos Cálculos Renais

Uso de Nigella sativa como Auxiliar na Dissolução de Cálculos Renais 

Alternativa Eficaz na Dissolução e Tamanho dos Cálculos

 

A urolitíase é um problema mundial que ocorre em todas as culturas, grupos raciais e localizações geográficas. Globalmente, as taxas de prevalência e recorrência de cálculos renais estão aumentando, com limitadas opções de drogas eficazes.

A urolitíase afeta certa de 12% da população mundial em algum estágio de sua vida.


Tratamento 

Existem diversas abordagens para o tratamento da urolitíase que incluem o uso de diversas drogas sintéticas e naturais no sistema médico convencional.


Estudos em humanos e em animais têm demonstra que a N. sativa protege os rins de intoxicação causada por alguns medicamentos e também apresenta ação diurética e previne a retenção urinária. Dados também mostram que esse fitoterápico protege o tecido renal contra a formação de cálculos renais. Estudos em ratos mostram que a N. sativa reduz significativamente o número e tamanho dos cálculos renais de oxalato de cálcio.


 

Saúde Geriátrica

O envelhecimento é uma deficiência progressiva e geral dos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imunológico. É atualmente aceito que quase todos os componentes do sistema imunológico passam por uma reestruturação marcante associada à idade, levando a mudanças que podem incluir funções diminuídas ou aprimoradas.

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova:

Nigella sativa Auxilia na Dissolução ou na Redução do Tamanho dos Cálculos Renais após 10 Semanas de Tratamento

 

Estudo conduzido por Ardakani Movaghati et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos da Nigella sativa como auxiliar na dissolução de cálculos renais. 


Resultados:


ü Os pacientes foram avaliados em termos de tamanho dos cálculos renais usando sonografia antes e após o período de avaliação


ü  No grupo tratado com black seed (N. sativa), 44% dos pacientes excretaram completamente seus cálculos renais;


ü  O tamanho dos cálculos renais permaneceu inalterado ou reduziu de tamanho em 3,7% e 51,8% dos pacientes, respectivamente;


ü  Em contraste, o grupo placebo, 15,3% dos pacientes excretaram seus cálculos renais completamente, 11,5% apresentaram diminuição de tamanho, 15,3% apresentaram aumento dos cálculos renais e 57,6% não tiveram alterações no tamanho dos cálculos renais;


ü  A diferença média no tamanho dos cálculos renais após o estudo foi significativa entre os dois grupos (p<0,05).


Conclusão:

 

A N. sativa, comparada com o placebo, demonstrou um efeito significativo no desaparecimento ou diminuição do tamanho dos cálculos renais. 


Referências:

 

ARDAKANI MOVAGHATI, MR. et al. Efficacy of black seed (Nigella sativa L.) on kidney stone dissolution: A randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial. Phytother Res. 2019 May;33(5):1404-1412. doi: 10.1002/ptr.6331. Epub 2019 Mar 14.

16º Congresso Consulfarma

O maior evento do mercado magistral: nessa jornada, sua missão será acompanhar as inovações no 16º Congresso Consulfarma.
Clique Aqui

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade