Nopigmerin® e Ação Anti-Inflamatória nas Desordens Cutâneas

Ativos
26/mar/2021

Entenda como o ativo atua em tratamentos para a pele


Mecanismos Envolvidos no Prurido Associado a Dermatite Atópica

Papel da Ativação e Inibição do Receptor PAR2 no Prurido em Pacientes com Prurido Excessivo Associado com a Atopia

A dermatite atópica é uma doença inflamatória cutânea bastante comum, que apresenta entre outros sintomas uma coceira bastante intensa. Este sintoma é de difícil tratamento e constitui um grande problema, pois a sua resolução complicada afeta a qualidade de vida dos pacientes.

Dermatite Atópica e Inflamação

A dermatite atópica é caracterizada por distúrbios na barreira cutânea. Essa patologia é mediada pela resposta imune tipo 2 com a participação de basófilos, células linfoides (ILC2s) e células T auxiliares (Th2). Todos esses fatores elevam a síntese de citocinas, IL-4, IL-13 e IL-31. 

Apesar de todos os fatores demonstrados acima, os mecanismos moleculares que ligam a disfunção epitelial à coceira na dermatite atópica são pouco compreendidos. 

PAR2 e Prurido

Os receptores ativados por proteases (PAR2) pertencem à família de GPCRs (receptores acoplados à proteína G) podem ser clivados e ativados por fatores pró-inflamatórios como enzimas proteolíticas, triptase e trispsina durante processos inflamatórios cutâneos. O PAR2 também é altamente expresso em queratinócitos e tem sido implicado no prurido excessivo na dermatite atópica.

A ativação do PAR2 acarreta na síntese de citocinas e quimiocinas como a TSLP (linfopoietina estromal tímica). Essa quimiocina é uma citocina derivada da célula epitelial, que é produzida em resposta a estímulos pró-inflamatórios e desencadeia a inicialização da inflamação alérgica através de sua ação em células do sistema imune inato, incluindo células dendríticas, mastócitos e células progenitoras CD34+.  Há a hipótese de que o PAR2 pode integrar processos de sinalização de coceiras nos queratinócitos.

Estudo in vitro e publicado no Journal of Investigative Dermatology demonstrou que a inibição do PAR2 promove diminuição dos processos associados com o prurido em indivíduos com dermatite atópica.


Nopigmerin® e Ação Anti-Inflamatória nas Desordens Cutâneas

Ativo Cosmético que Atua na Inibição do PAR2

Diminui o Prurido na Dermatite Atópica

 

Nopigmerin® Representa a Terceira Geração de Fatores de Crescimento

Nopigmerin® é um peptídeo de Fator de Crescimento acoplado de ácido ferúlico revestido por nanolipossoma de tecnologia Nanofactor®. Através de tecnologia exclusiva, o fabricante (Caregen) fez o acoplamento do ácido ferúlico, antioxidante com um peptídeo derivado de Fator de Crescimento (2° geração) – Oligopeptide 33. Diferentemente de uma simples mistura, a molécula Feruloyl Oliopeptide 33 é concentrada em 1000ppm dentro de uma nanolipossoma de tecnologia Nanofactor®. Esta tecnologia possibilita a potencialização das propriedades antioxidantes e despigmentantes destas substâncias comparada à utilização isolada.

INCI Name: Feruloyl Oligopeptide-33.

Nopigmerin® Age na Redução do PAR2

Esse ativo reduz a PAR2 (Protease Activeted Receptor 2) em queratinócitos. Esta redução é dose dependente e pode ser de 63 a 91% quando comparado com controle. De acordo com estudos, o PAR2 integra processos de sinalização que podem aumentar o prurido em pacientes com desordens inflamatórias cutâneas associadas às alterações na barreira epidérmica.

Nopigmerin® age na redução do PAR2 e assim, diminui o prurido associado a dermatite.

Estabilidade:

Ø  pH: acima de 5,0;

Ø  Temperatura: abaixo de 50 ºC.


Referências:

ZHAO, J. et al. PAR2 mediates itch via TRPV3 signaling in keratinocytes.  J Invest Dermatol. 2020 Jan 28. pii: S0022-202X(20)30124-X.

Caragen, Coreia.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp