Nova Formulação Hidratante para Dermatite Atópica Infantil

Estudos Científicos
13/nov/2023

Associação Hidratante é Eficaz na Melhora da Doença


Dermatite Atópica

Características

 

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória cutânea crônica, recorrente e remitente. A dermatite atópica comumente se expande ou exacerba intermitentemente com o passar dos anos. A  prevalência estimada de DA entre crianças foi de 15-30% e 2-10% entre adultos. A apresentação clínica da DA varia na morfologia e distribuição da erupção, dependendo da idade e da gravidade da doença.


Manifestações das Lesões e Sintomas:

Ø  Pápulas;

Ø  Vesículas;

Ø  Manchas ou placas liquenificadas eritematosas;

Ø  Pele seca;

Ø  Coceira;

Ø  Baixa qualidade de vida;

Ø  Distúrbios do sono;

Ø  Baixo desempenho escolar.

 

A mutação do gene da filagrina é uma das causas que podem levar à ausência de fatores naturais de hidratação (NMFs) e resultam em pele seca. Além disso, a sensibilização de alimentos e alérgenos ambientais mediada por IgE com disfunção da barreira cutânea leva à inflamação local da pele.


A terapia com hidratantes tópicos é preferida e usada como tratamento adjuvante para todas as gravidades da doença. Os hidratantes ajudam a melhorar a disfunção da barreira cutânea e diminuem o uso frequente de corticosteroides.


Estudo comprova

Esse estudo randomizado, controlado e duplo-cego comparou a eficácia do hidratante contendo Defensil®, dexpantenol e ceramida com creme de ureia no tratamento da dermatite atópica infantil


Resultados

ü  No grupo que aplicou a associação hidratante foi observado uma melhora significativa do SCORAD no final do estudo quando comparado com o creme de ureia;

ü  Além disso, no grupo da associação hidratante houve uma redução significativa da gravidade da doença melhor do que o grupo de ureia (P = 0,043;

ü  A diferença média dos escores SCORAD foi de -13,83 (± 1,83) e -13,04 (± 3,22), respectivamente;

ü  Após 4 semanas de tratamento, a hidratação do estrato córneo (HSC) do grupo 1 e ureia foi 51,28 e 46,60, respectivamente com significância estatística desde o início (P <0,001).

 

Conclusão

Os resultados do estudo apontaram que o creme contendo uma associação de hidratantes possui eficácia e é melhor do que o creme de ureia na melhora da dermatite atópica clínica.


Referências bibliográficas

SOMJORN P. et al. A cream containing linoleic acid, 5% dexpanthenol and ceramide in the treatment of atopic dermatitis. Asian Pac J Allergy Immunol. 2021 Apr 18. doi: 10.12932/AP-230920-0969. Epub ahead of print. PMID: 33865303.




Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp