Nova Opção de Tratamento Baseada em Plantas para Osteoartrite de Joelhos

Estudos Científicos
06/abr/2022

Associação de Curcumina, Piperina e Gingerol Reduz os Níveis de PGE2 de Forma Similar ao Naproxeno


Osteoartrite

Novas Terapias Naturais

 

A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite e é considerada a segunda causa de deficiência física a longo prazo entre os adultos de idade média e avançada.


Tratamento à Base de Plantas

O tratamento convencional da osteoartrite é associado a reações adversas, por isso, muitos estudos têm buscado novas terapias para reduzir esses efeitos, focando em formulações com plantas, que são geralmente mais toleradas que os medicamentos sintéticos.


GengibreÉ composto de gingerol, que pode reduzir a inflamação e aliviar a dor na osteoartrite.

CurcuminaApresenta potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem reduzir as complicações da artrite reumatoide. Evidências também demonstraram o alívio dos sintomas da osteoartrite.

Black pepperSeus efeitos são principalmente devido ao alcaloide piperina. Resultados de um estudo demonstraram redução da inflamação.




Estudo Comprova

Combinação Natural Apresenta Eficácia Similar ao Naproxeno na Osteoartrite de Joelho

  

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da cossuplementação com curcumina, black pepper e gengibre na prostaglandina E2 (PGE2) em pacientes com osteoartrite crônica do joelho em comparação com o Naproxeno (HEIDARI-BENI; MORAVEJOLAHKAMI; GORGIAN; ASKARI et al., 2020).


 Resultados:

ü  Todos os indivíduos completaram o estudo;

ü Os níveis de PGE2 diminuíram significativamente em ambos os grupos, mas não houve diferença significativa entre os grupos.


Conclusão:

Os resultados desse estudo demonstram que a administração da combinação de curcumina, gingerol e piperina durante 4 semanas melhora os níveis de PGE2 em pacientes com osteoartrite de joelho de forma similar ao naproxeno.


Referências

HEIDARI-BENI, M.; MORAVEJOLAHKAMI, A. R.; GORGIAN, P.; ASKARI, G. et al. Herbal formulation "turmeric extract, black pepper, and ginger" versus Naproxen for chronic knee osteoarthritis: A randomized, double-blind, controlled clinical trial. Phytother Res, Mar 16 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp