Nova Opção no Gerenciamento da Cirrose Hepática

Estudos Científicos
29/mar/2023

Curcumina Reduz a Atividade e Severidade da Doença


Cirrose Hepática

Mecanismo de Ação da Curcumina

 

A cirrose hepática é uma condição em estágio terminal, identificada por fibrose progressiva e ruptura do tecido hepático. Foi considerado um fator de risco significativo para o carcinoma hepatocelular e a causa proeminente de morbidade e mortalidade associadas à doença hepática.


Lesão hepática crônica

Acúmulo desordenado de moléculas, como colágeno, proteoglicanos e outras, na matriz extracelular

- Fibrose

- Hipertensão portal

- Aumento da perda de função hepática

- Até morte


As alterações histológicas decorrentes da cirrose são irreversíveis. No entanto, a fibrose hepática, mesmo nas fases mais avançadas, pode ser amenizada com tratamento adequado. Além disso, a melhora da fibrose hepática não só previne o desenvolvimento de cirrose hepática, mas também diminui o desenvolvimento de câncer hepático e melhora a sobrevida.

 

Curcumina

A curcumina é um polifenol natural e o principal ingrediente ativo da Curcuma longa, amplamente utilizada como planta medicinal em diferentes países.


Mecanismos da Curcumina na Inibição da Cirrose Hepática 

- Inibe a via do NF-kB e suprime a inflamação;

- Reduz o estresse oxidativo;

- Inibe a angiogênese.


 

Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo investigar os efeitos da suplementação de curcumina em pacientes com cirrose hepática.


Resultados

ü  Os escores de MELD (i), MELD, MELD-Na e Child–Pugh diminuíram significativamente no grupo curcumina após 3 meses de intervenção, enquanto no grupo placebo houve aumento significativo.


Conclusão

 Os pesquisadores concluíram que a curcumina é benéfica na redução de atividade e severidade da doença em pacientes com cirrose.


Referências

NOURI-VASKEH, M.; MALEK MAHDAVI, A.; AFSHAN, H.; ALIZADEH, L. et al. Effect of curcumin supplementation on disease severity in patients with liver cirrhosis: A randomized controlled trial. Phytotherapy Research, 34, n. 6, p. 1446-1454, 2020/06/01 2020.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp