Nova Opção para o Tratamento do Melasma

Estudos Científicos
19/ago/2021

Loção de Metformina Promove Melhoria Clínica do Melasma sem Efeitos Adversos

Metformina

Evidências Sobre Sua Ação Despigmentante

 

A hiperpigmentação da pele no melasma ocorre principalmente devido aos melanócitos e ao aumento da melanogênese via upregulation de genes relacionados a síntese de melanina, como o TYR, o fator de transcrição associado a microftalmia (MITF) e a proteína 1 relacionada à tirosinase (TRP1) (BANAVASE CHANNAKESHAVAIAH; ANDANOORU CHANDRAPPA, 2019).

 

Evidências sobre a Metformina como Despigmentante

A metformina, um fármaco antidiabético, pertence à família de drogas biguanidas, e é amplamente usada no mundo. Novas evidências sugerem seus benefícios despigmentantes:


Estudo in Vitro

à Em células estimuladas por agentes pigmentantes, como a-MSH e forscolina, a metformina diminuiu a síntese de melanina;

à Também houve redução dos níveis de MITF, tirosinase, proteína 1 relacionada à tirosinase (TRP1) e dopacroma tautomerase (DCT);

à A metformina inibiu a fosforilação proteica (PKA e CREB), sugerindo que seu efeito despigmentante no melanoma celular e em melanócitos seja através da inibição da ativação de CREB;

à Foi demonstrada redução do acúmulo de cAMP em condições de estímulo por a-MSH e forscolina de forma tempo-dependente.


Estudo In Vivo

à A metformina aboliu completamente a expressão de proteínas como MITF e tirosinase em condições basais ou com estímulo de forscolina;

à Em outro ensaio a metformina também reduziu o número de células melanina-positivas (LEHRAIKI; ABBE; CEREZO; ROUAUD et al., 2014).


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Loção de Metformina Promova Clareamento da Pele

 

Esse estudo randomizado e controlado teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da metformina tópica no tratamento do melasma comparado com hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida (TCC) (BANAVASE CHANNAKESHAVAIAH; ANDANOORU CHANDRAPPA, 2019).


Resultados:

 

ü  Todos os 40 pacientes completaram o estudo;

ü  Dos 20 pacientes do grupo 1, 11 mostraram melhora de grau 1 (1% a <25%), 1 teve melhora grau 2 (25% a 50%) e 1 apresentou melhora grau 3 (>50% a 75%);

ü  No grupo 2, a melhora grau 1, 2, 3 e 4 foi observada em 14, 2, 1 e 1 pacientes, respectivamente. No entanto, a diferença não foi estatisticamente significativa;

ü  Foram notados efeitos adversos em 3 pacientes do grupo 2 e nenhum do grupo 1.


Conclusão:

 

A metformina tópica é uma nova modalidade segura e quase tão eficaz quanto o TCC para tratamento do melasma.


Referências:

 BANAVASE CHANNAKESHAVAIAH, R.; ANDANOORU CHANDRAPPA, N. K. Topical metformin in the treatment of melasma: A preliminary clinical trial. J Cosmet Dermatol, Sep 10 2019.

LEHRAIKI, A.; ABBE, P.; CEREZO, M.; ROUAUD, F. et al. Inhibition of melanogenesis by the antidiabetic metformin. J Invest Dermatol, 134, n. 10, p. 2589-2597, Oct 2014.

 

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade